Vila Militar do RJ celebra o Dia do Veterano - Notícias
Vila Militar do RJ celebra o Dia do Veterano
Reserva ativa!
CB Elba
Rio de Janeiro (RJ) – O Exército Brasileiro celebrou em 18 de julho, o Dia do Veterano. Na Guarnição da Vila Militar (Gu VM) a data foi comemorada com uma Formatura Geral, com tropas da 1ª Divisão de Exército (1ª DE) e da Guarnição. No evento, os veteranos desfilaram em continência ao Comandante da 1ª DE e Gu VM com a mesma vibração dos tempos da ativa.
Presidiu a cerimônia o Comandante da 1ª Divisão de Exército, Divisão Mascarenhas de Moraes, e da Guarnição da Vila Militar, General de Divisão Eduardo Tavares Martins. Também marcaram presença o Comandante da Brigada de Infantaria Pará-quesdista, General de Brigada Emílio Vanderlei Ribeiro, o Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada André Monteiro Gusmão, o Comandante do Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ronald Alexandre Mandim de Oliveira, o antigo e eterno Chefe do Estado-Maior da 1ª DE , General de Brigada Veterano Sérgio Tavares Carneiro, além da presença de veteranos de várias gerações, que marcaram a cerimônia.
Dia do Veterano
O Exército Brasileiro instituiu, por meio da Portaria Nº 1.762, de 10 de junho de 2022, a data de 18 de julho como o Dia do Veterano. Essa data foi escolhida pela importância e magnitude do evento que ocorreu na história do nosso país nesse dia: o retorno dos bravos militares do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) do teatro de operações da Itália.
Naquele dia 18 de julho de 1945, o navio-transporte General Meyghs atracou no cais do porto do Rio de Janeiro, capital do país à época, em meio a uma multidão estimada em 800 mil pessoas, um número expressivo considerando que a população da cidade era de menos de 2 milhões de moradores. O apreço e a consideração da população por nossos pracinhas, que chegavam vitoriosos depois de fazerem a “cobra fumar” nos campos da Itália, ficaram evidenciados nas manifestações impregnadas de forte emoção e na intensa vibração cívica durante o desfile militar que ocorreu em plena avenida Rio Branco, após o desembarque.
Fonte: 1ª Divisão de Exército