Viaturas-rádio e posto rádio chegam para ampliar a defesa da fronteira oeste

Operacionalidade

Publicado em 03/09/2025 15h17 | Atualizada em 04/09/2025 14h31

Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército

Modernização das Comunicações Táticas: o Exército Brasileiro moderniza comunicações táticas com viaturas VTE P Rad Cmt e VTE Com. Pelo Projeto SAD 2 (Prg EE SISFRON), visa ampliar autonomia, agilidade e segurança das transmissões para conectar tropas, especialmente em fronteiras.

Tecnologia e Mobilidade: plataformas móveis equipadas com modernos sistemas de comunicações para enlaces operacionais. Essenciais em missões de reconhecimento, defesa e resposta rápida, garantem flexibilidade e robustez em ambientes hostis e de difícil acesso.

Distribuição Estratégica: as viaturas foram entregues a organizações militares estratégicas do Comando Militar do Oeste, cobrindo a 13ª Bda Inf Mtz e 18ª Bda Inf Pan. A ação é do CCOMGEX em parceria com CTCEA.

Brasília (DF) – As comunicações táticas do Exército Brasileiro continuam avançando com a entrega das Viaturas de Transporte Especializado Posto Rádio Comandante (VTE P Rad Cmt) e das Viaturas-Rádio (VTE Com) a organizações militares do Comando Militar do Oeste. Essa ação, que ocorreu entre os dias 25 a 29 de agosto,  está incluída no escopo do Projeto de Sensoriamento e Apoio à Decisão – Fase 2 (Pjt SAD 2), parte integrante do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Prg EE SISFRON).
 


A iniciativa conduzida pelo Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) em parceria com a Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA). O objetivo é ampliar a autonomia, agilidade e segurança das transmissões em operações, conectando tropas e comandos com maior eficiência, especialmente nas regiões de faixa de fronteira.

Tecnologia embarcada, mobilidade assegurada

As viaturas são plataformas móveis equipadas com modernos sistemas de comunicações que permitem o estabelecimento de enlaces em diferentes níveis operacionais, seja para coordenação de unidades no terreno, seja ´para integração com estruturas superiores de comando.
 

Rack de equipamentos da viatura PRC

A flexibilidade de emprego e a robustez dos equipamentos tornam essas viaturas essenciais para cenários de missões de reconhecimento, defesa de pontos sensíveis e resposta rápida em ambientes hostis ou de difícil acesso.
 

Vista interna da viatura-rádio

Distribuição estratégica 

As novas VTE foram entregues a organizações militares localizadas em pontos estratégicos do Comando Militar do Oeste, na área de atuação da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz) e da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal (18ª Bda Inf Pan).
 

Vista interna da viatura-rádio

Saiba mais:

Sistema Antidrone reforça poder de defesa do Exército


Defesa da fronteira é reforçada com viaturas especializadas de Comunicações

Comando Militar do Sul recebe equipamentos de comunicação via satélite

Fonte: Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército

Conteúdo Relacionado