Tropas de prontidão do Exército terão treinamento físico operacional próprio

Capacitação

Publicado em 24/03/2025 16h27 | Atualizada em 28/03/2025 08h47

Centro de Capacitação Física do Exército

Rio de Janeiro (RJ) - Entre os dias 17 e 20 de março de 2025, o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) sediou o Estágio Setorial de Treinamento Físico Operacional/Teste Físico Operacional 2025 (TFMO/TFO). O objetivo do estágio é capacitar os militares que integram as tropas da Força de Prontidão (FORPRON) para aplicar o treinamento físico operacional nas suas tropas, além de certificar estes militares no Teste Físico Operacional. Visando melhorar a operacionalidade da tropa através da capacitação física, 20 militares de sete Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro participaram do estágio.

O Teste Físico Operacional (TFO) é uma modalidade de avaliação física desenvolvida pelo Exército Brasileiro para certificar o estado físico necessário ao emprego das tropas. São cinco provas funcionais baseadas em atividades militares de combate: levantamento terra, potência de arremesso, flexão em T, lanço-arrasto-carregamento e flexão de pernas em suspensão. Além disso, os militares realizam também uma corrida de 3.200 metros para avaliar a capacidade cardiorrespiratória.

A atividade contou com treinamentos técnicos e práticos. “Nesta semana de estágio, eles puderam aprender desde a parte teórica, importância e como foi desenvolvido, além de aprender na prática a execução de cada um dos módulos de treinamento e do Teste Físico Operacional. Agora eles retornam para as suas brigadas em condições de transmitir este conhecimento para outros militares e certificá-los”, explicou o Capitão Sanderson Mello Godingo, pesquisador do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx).

Durante a semana de estágio, os instrutores e pesquisadores do IPCFEx realizaram palestras, demonstrações e aplicações de certificação física do TFO, além de ministrar aos estagiários os quatro  módulos de treinamento.

De acordo com o Coronel Alex Marcos, Adjunto da Divisão de Instrução Militar da Chefia do Preparo da Força Terrestre (COTER), a aplicação do TFO teve início de forma experimental nas organizações militares que estavam na rotação CORE (Combined Operation and Rotation Exercise), o exercício combinado com tropas do Brasil e dos Estados Unidos. “Um exemplo foi no ano passado, com a tropa que seguia para a Operação CORE 24 nos EUA e teve o treinamento físico reforçado com o TFO. Durante o exercício, nossa tropa mostrou plenas condições e capacidade física melhorada, mesmo diante de condições adversas, obtendo sucesso, sem nenhuma baixa física, comprovando a eficiência deste treinamento.”

Assim, o Exército Brasileiro segue fortalecendo o preparo físico e operacionalidade de suas tropas, assegurando que estejam sempre prontas para enfrentar os desafios que surgirem.

Você sabia que o Exército tem um canal no WhatsApp? Siga e fique informado:

Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: Centro de Capacitação Física do Exército e Comando de Operações Terrestres

Conteúdo Relacionado