Tropas certificadas pela ONU participam de adestramento no RS

Operações de Paz

Publicado em 17/10/2024 10h45 | Atualizada em 18/10/2024 14h15

ST Edmilson

São Gabriel (RS) – O Exército realizou exercício de adestramento de tropas de engenharia certificadas no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS). A atividade ocorreu durante esta semana, no 6° Batalhão de Engenharia de Combate, em São Gabriel. O aprestamento da Companhia de Engenharia de Força de Paz e da Companhia de Neutralização de Artefatos Explosivos foi verificado por uma comitiva do Estado-Maior do Exército, Comando de Operações Terrestres, Comando Militar do Sul e Departamento de Engenharia e Construção.

No dia 15, foi realizado apronto operacional das duas companhias, em formatura presidida pelo Chefe do DEC, General de Exército David, que destacou o preparo e a capacidade operacional das tropas certificadas. "Com o esforço do Comando Militar do Sul e do COTER, estamos contribuindo com o Sistema de Prontidão da ONU, preparando tropas de engenharia para cumprir missões de paz sob a sua égide em qualquer parte do mundo, quando solicitado".

O Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz, ressaltou que as lições aprendidas durante a Operação Taquari 2 contribuíram para o adestramento das duas subunidades. "O aprendizado que ainda estamos adquirindo por conta da operação, concomitante com a preparação para a certificação, foi utilizado no adestramento para cumprir missões de paz da ONU. É uma satisfação ter integrantes de batalhões de Engenharia de Combate e do Batalhão Ferroviário, com sede no Comando Militar do Sul, envolvidos nessa atividade de grande ganho operacional".

A Companhia de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY) foi certificada no segundo dos quatro níveis do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas após visita de inspeção de representantes da ONU, em 2021. Já a Companhia de Neutralização de Artefatos Explosivos (Cia EOD) foi certificada no nível um, caracterizado pelo compromisso formal de possuir as capacidades requeridas pelo sistema de prontidão.

O Chefe de Missões de Paz, Aviação e Inspetoria-Geral de Polícias Militares do Comando de Operações Terrestres, General de Brigada Rabêlo, avalia a certificação das companhias no Sistema UNPCRS como um momento histórico. "O Brasil coloca essas duas capacidades à disposição da ONU, conforme decisão do Estado Brasileiro de desdobrar a tropa. De nossa parte, deixamos a tropa em condições de ser empregada".

Ainda durante a atividade no 6° Batalhão de Engenharia de Combate, foi realizada uma demonstração da BRAENGCOY e Cia EOD no terreno. Uma das capacidades apresentadas foi o trabalho do Pelotão de Engajamento, que tem como missão o contato direto com a população local durante as missões de paz. A Tenente Baltazar, Engenheira Militar, é a primeira oficial feminina brasileira a comandar esse tipo de fração. "Em algumas culturas, o contato com mulheres por pessoas de fora da comunidade só pode ser feito por outras mulheres, o que torna fundamental a presença feminina no Pelotão de Engajamento. É um sentimento de orgulho participar dessa atividade e ver onde a mulher chegou no âmbito das Forças Armadas", comentou a militar.

Treinamento constante
O preparo para o cumprimento de missões sob a égide da ONU acontece permanentemente. No mês de agosto, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu as instruções de preparação para os comandantes de companhias e pelotões, responsáveis por replicar esses conhecimentos entre os membros de suas frações. O treinamento, chamado de blue training, é responsável por adequar o adestramento regular das tropas aos padrões exigidos pela Organização das Nações Unidas. A atividade de preparação culminou com a execução do Exercício Básico e do Exercício Avançado de Operações de Paz, sob coordenação e avaliação do CCOPAB.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado