Tropas aeromóveis realizam adestramento em ambiente aquático

Operacionalidade

Publicado em 25/08/2025 09h15 | Atualizada em 25/08/2025 10h04

2º Batalhão de Infantaria Aeromóvel

A Força-Tarefa Jacaré (FT Jacaré) realizou um adestramento aquático em Guarujá (SP), entre 17 e 20 de agosto. A atividade, sob o comando do Capitão Vinicius Tavares, reuniu 110 militares de diversas frações

.
O treinamento visou sistematizar o lançamento Helocasting e desenvolver a capacidade da Brigada para operar em ambientes aquáticos desafiadores, como a Amazônia e o Pantanal, onde outros meios de infiltração são inviáveis
.
Os militares nadaram em formação, marcharam e executaram tiro básico sob fadiga. Este adestramento eleva o nível de prontidão da Brigada de Infantaria Aeromóvel, reafirmando sua condição de Força de Emprego Estratégico

 

Guarujá (SP) – Entre os dias 17 e 20 de agosto, a Força-Tarefa Jacaré (FT Jacaré) realizou importante adestramento voltado à infiltração em ambiente aquático, sob o comando do Capitão Vinicius Tavares, do 2º Batalhão de Infantaria Aeromóvel (2º BI Amv).
​​​​​​

​​​​​
A atividade reuniu 110 militares do 2º BI Amv, 5º BI Amv, 6º BI Amv, 1º Esquadrão de Cavalaria Aeromóvel e da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Aeromóvel, evidenciando a sinergia e a interoperabilidade entre as diferentes frações da Brigada de Infantaria Aeromóvel.

Com a finalidade de sistematizar o lançamento Helocasting e desenvolver a capacidade da Brigada para realizar este tipo de operação em ambientes específicos – como a Amazônia, o Pantanal e regiões de grandes massas d’água, nas quais não é possível o toque de aeronaves ou outros meios de infiltração, os militares foram desafiados a nadar em formação utilizando a técnica de espinha de peixe, realizar marcha em terreno variado e concluir as atividades com o Tiro Básico do Combatente Aeromóvel. Este último exercício exige rapidez, precisão e pronta resposta, sendo executado já sob fadiga física.
 


O treinamento foi desenvolvido em âmbito Pelotão e Grupo de Combate (GC), reforçando a importância da liderança do Tenente Comandante de Pelotão e do Sargento Comandante de GC em situações de estresse e tomada de decisão.


Com esse tipo de adestramento, a Força-Tarefa Jacaré contribui para a elevação do nível de prontidão da Brigada de Infantaria Aeromóvel, reafirmando sua condição de Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, apta a atuar com mobilidade e efetividade em qualquer parte do território nacional.

Saiba mais:

Brigada de Infantaria Aeromóvel realiza adestramento na Serra do Lenheiro

Brigada de Infantaria Aeromóvel breveta 116 novos combatentes​​​​​​​

Brigada de Infantaria Aeromóvel breveta 1.152 novos combatentes

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: 2º Batalhão de Infantaria Aeromóvel

Conteúdo Relacionado