Temas de Defesa são debatidos na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Coesão

Publicado em 28/08/2026 19h20 | Atualizado em 28/08/2026 20h23

Foto: ST Sionir (CCOMSEx)

• A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército recebeu o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, que falou sobre segurança e defesa no cenário internacional.

•  Ele destacou a importância da integração entre diplomacia, defesa e tecnologia, e discutiu inteligência artificial e drones.

• O encontro promoveu o alinhamento sobre desafios contemporâneos e reforçou o papel da ECEME na formação de assessores de alto nível.

Rio de Janeiro (RJ) – A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) recebeu visita institucional do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, no dia 26 de agosto, onde proferiu palestra sobre os desafios da segurança e defesa no cenário internacional. A atividade, que contou com a presença do Comandante da Força, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, promoveu o diálogo direto com oficiais em formação e fortaleceu a coesão institucional ao ampliar a compreensão sobre temas estratégicos e reforçar os vínculos profissionais entre os integrantes das Forças Armadas.
 

Foto: ECEME

​​​​​​Durante a palestra, intitulada  “Desafios de Segurança e Defesa – O Brasil no cenário geopolítico internacional”, também prestigiada por oficiais-generais do Sistema de Educação e Cultura do Exército e do Comando Militar do Leste, foi destacada a importância da integração entre diplomacia, defesa, economia, ciência e tecnologia. Um dos aspectos ressaltados apontou que a preservação dos interesses estratégicos nacionais exige planejamento de longo prazo e investimentos contínuos.
 

Foto: ECEME

Entre os temas tratados na apresentação estiveram inteligência artificial, sistemas autônomos e drones, além de aspectos relacionados ao planejamento de longo prazo e à continuidade de projetos estratégicos na área de defesa. Também foram mencionadas características do Brasil relacionadas à extensão territorial, à dimensão populacional e à atividade econômica do país, bem como desafios associados à proteção das fronteiras, do território nacional, das águas jurisdicionais brasileiras e do espaço aeroespacial. 
 

Foto: 1º SGT Peres (CCOMSEx)

​​​​​O ministro apresentou, ainda, algumas estratégias para o fortalecimento da Defesa, citando a consolidação da tradição diplomática brasileira, o acompanhamento da evolução das tecnologias e doutrinas de defesa, o reforço da capacidade dissuasória por meio dos programas estratégicos e a ampliação da inserção internacional da Base Industrial de Defesa. Além disso, foi enfatizada a valorização do elemento humano, considerado o maior patrimônio institucional.
 

Foto: ECEME

​​​​​​O encontro promoveu o alinhamento de conhecimentos sobre os principais desafios contemporâneos da segurança e Defesa. A atividade reafirmou o papel da ECEME como espaço de formação e aperfeiçoamento de futuros assessores de alto nível, contribuindo para a coesão e o fortalecimento institucional da Defesa.

Saiba mais:

Exército avança na modernização de seu Portfólio Estratégico


Exército evidencia capacidades operacionais no Exercício Membeca

Exército amplia desenvolvimento de tecnologias para sistemas não tripulados

 Siga o canal do Exército Brasileiro no Telegram

Siga o Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

 

Fonte: ECEME

Conteúdo Relacionado