Subtenentes e sargentos participam de capacitação em Comunicação Social

CCOMSEx

Publicado em 20/09/2024 11h18 | Atualizada em 20/09/2024 15h00

ST Edmilson

Brasília (DF) – O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) promoveu, entre os dias 9 e 20 de setembro, o Estágio de Auxiliar de Comunicação Social para subtenentes e sargentos. Foram capacitados para o desempenho de funções ligadas ao Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEx), 62 militares de todos os Comandos Militares de Área.

Coube ao Chefe do CCOMSEx, General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Júnior, realizar a abertura da capacitação, ambientando os estagiários sobre a relevância da Comunicação Social nas atividades do Exército Brasileiro e a necessidade de aprimorar continuamente as habilidades dos militares envolvidos nessa área.

Durante as instruções, os estagiários aprenderam e praticaram as técnicas e os procedimentos mais comuns no cotidiano das atividades de Comunicação Social e puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o ambiente comunicacional a partir de palestras com profissionais que atuam na área, civis e militares.

Para o subtenente Pavan, do 54º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Humaitá (AM), o estágio proporcionou a aquisição de vasto conhecimento na área de Comunicação Social. “Ter contato com os profissionais do CCOMSEx foi uma oportunidade ímpar. As experiências e o conteúdo que nos foram passados são muito enriquecedores.”

Todas as divisões do CCOMSEx apoiaram a realização do estágio. Temas como Comunicação Estratégica, relações do Exército Brasileiro com a mídia, atividade de produção e divulgação, lei de acesso ´à informação, relações públicas na Força, comunicação em operações militares, coletiva de imprensa, Rádio e Agência Verde-Oliva, criação de produtos e o uso das mídias sociais no Exército foram abordados. Os profissionais do CCOMSEx compartilharam experiências e conhecimento sobre a produção de vídeo, criação de áudios para rádio, desenvolvimento de matérias jornalísticas e os principais conceitos de fotografia.

De acordo com o Tenente-Coronel Correia, coordenador do estágio, foram ampliadas as atividades práticas.  “A dinâmica das instruções esteve focada em proporcionar maior carga horária para as atividades de Comunicação Social mais executadas por subtenentes e sargentos nas diversas organizações militares do Exército Brasileiro. Esse novo modelo, caracterizado por muitas atividades práticas, turmas de instrução reduzidas e bastante interação entre instrutor e estagiário, permitiu que o CCOMSEx, Órgão Central do Sistema de Comunicação Social do Exército, transmitisse para os instruendos, de maneira efetiva, o que o Centro espera das agências da Força Terrestre na execução das diversas tarefas relacionadas à Comunicação Social.”

Para o Coronel Lima Gonçalves, Chefe da Divisão de Doutrina, Gestão e Operações do CCOMSEx, o número de militares capacitados é bastante expressivo. “O estágio deste ano entrega ao Exército Brasileiro o efetivo comparável a dois pelotões, capacitados a auxiliar a divulgação institucional, as relações-públicas e a assessoria de imprensa das unidades a que pertencem. Isto é um diferencial, porque são em sua quase totalidade na graduação de subtenentes, militares com vasta experiência, que aditarão a isso os conhecimentos e as habilidades aprendidas nesta atividade”, concluiu.

O Estágio de Auxiliar de Comunicação Social buscou ampliar a integração entre os componentes do SISCOMSEx, reforçando a importância do canal técnico existente, compartilhando conhecimentos e discutindo os aspectos dos trabalhos diários realizados nas agências de comunicação social do Exército Brasileiro.

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado