Solenidade retrata evolução da Cavalaria do Exército e atrai milhares de pessoas

Integração com a sociedade

Publicado em 11/05/2026 17h19 | Atualizado em 22/05/2026 08h52

Foto: ST Sionir (CCOMSEx)

• No dia 9, em Tramandaí (RS), ocorreu a Solenidade Nacional em homenagem ao Marechal Osorio, patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro, com milhares de pessoas presentes.

• O evento no Parque Histórico incluiu reconstituições históricas e demonstrações de equipamentos militares, como a apresentação da cavalaria hipomóvel e de blindados modernos. O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacou a importância da Cavalaria e o legado de Osorio.

• A solenidade também celebrou o aniversário de 218 anos de Osorio, apresentando sua história e evolução do Exército.

Tramandaí (RS) – Tradição, força, civismo e participação popular. No sábado, 9, véspera do dia da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro e dos 218 anos do Patrono da Arma, Marechal Osorio, milhares de pessoas prestigiaram a tradicional Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Cavalaria. Realizado no Parque Histórico Marechal Osorio e aberto ao público, o evento apresentou uma evolução das capacidades do Exército reunindo, em diversos atos, reconstituição histórica e demonstrações de equipamentos militares.
 

Foto: ST Sionir (CCOMSEx)


A assistência conferiu de perto encenações de episódios fundamentais da vida do Marechal Osorio – Patrono da Cavalaria e um dos maiores heróis militares da história brasileira – e viu, também, apresentações especiais da tropa montada, a cavalaria hipomóvel. Um dos pontos altos de todo o evento foi o emblemático ataque (ou “carga”) que reuniu, em uma só investida, o passado, o presente e o futuro da Cavalaria do Exército: cavalos, blindados modernos de trações 4x4, 6x6 e 8x8 e até helicópteros. 
 

Foto: Comando Militar do Sul

A solenidade foi prestigiada pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que fez questão de lembrar das tropas de Cavalaria espalhadas pelo país. “Cumprimento a todos que estão em Boa Vista, ou aqui no Sul, ou no Nordeste, no Centro-Oeste, na fronteira e em todos os cantos do Brasil. Esse é o legado de Osorio a todos os soldados de Cavalaria: um legado de honra, de glória, de coragem, de nobreza, dessa Arma de heróis que tanto nos orgulha”.
 

Foto: ST Sionir (CCOMSEx)

O General Tomás também ressaltou o papel da Arma na Força Terrestre. “A Cavalaria é aquela que lidera a tropa no combate, é a primeira a ver o inimigo e a última a deixar o campo de batalha. Que o espírito de Osorio sirva de exemplo a todos nós”. 

Cada movimento da tropa era acompanhado de perto pelos olhares atentos de milhares de pessoas de todas as idades. A senhora Bruna Machado, que acompanhava a solenidade pelo terceiro ano seguido, lembrou o quanto ficou emocionada na primeira vez em que assistiu às apresentações. 
 

Foto: Cb Marcos (CCOMSEx)

Mãe do Soldado Peterson, o qual se apresentou na cerimônia, a senhora Eliane de Fátima Santos fez questão de expressar seu orgulho, destacando que sempre chora e se emociona com o evento, por ser uma grande alegria para uma mãe ver um filho no Exército. 

Passado

Um dos principais objetivos da solenidade foi celebrar os 218 anos de nascimento do Marechal Manoel Luis Osorio, patrono da Cavalaria do Exército. O próprio local do evento já reforçava o simbolismo da homenagem: a área do Parque Osorio corresponde à antiga fazenda Arroio da Conceição, onde o Marechal nasceu, foi criado e onde está, desde 1993, sepultado. A poucos metros do local das apresentações, situa-se uma versão restaurada da casa onde Osorio cresceu. Repleto de objetos históricos, o local foi convertido em museu e é aberto à visitação. Já na solenidade, o público conferiu uma encenação que reconstituiu desde a infância de Osorio às suas participações em batalhas emblemáticas da história brasileira, como a do Sarandi, na Guerra Cisplatina, e a do Tuiuti, na Guerra da Tríplice Aliança.
 

Foto: ST Sionir (CCOMSEx)


Na sequência, foram apresentadas diversas gerações de veículos blindados que fizeram parte do Exército Brasileiro – desde o Renault FT-17 utilizado na Primeira Guerra Mundial, passando pelo M3 Stuart e por viaturas como o Jeep Willys, utilizadas na Segunda Guerra. Diversos outros carros de combate da era pós-guerra também integraram a apresentação, que compôs uma linha evolutiva da Cavalaria. Por fim, o público pôde conferir o que há de mais moderno em viaturas de combate com a presença dos atuais Guaicurus, Guarani e Centauro, todos integrantes da atual Cavalaria Mecanizada do Exército. A exibição incluiu uma demonstração de ações de reconhecimento e ataque com o emprego de diversos veículos atuais.
 

Foto: ST Sionir (CCOMSEx)

Em seguida, a solenidade passou às apresentações hipomóveis, que abordaram desde o atual emprego das tropas montadas a uma apresentação do chamado “Carrossel Militar”, que corresponde à execução precisa de movimentos e figuras em conjunto – e que também serve como exercício de destreza e trabalho em equipe para a própria tropa. Após a simbólica “carga” final, que reuniu diversas gerações da Cavalaria, o público assistiu a uma última homenagem ao Marechal Osorio, com o canto da canção da Arma.
 

Foto: Comando Militar do Sul


Assista ao vídeo sobre a Demonstração de Força e História no Comando Militar do Sul
 

 

Marechal Osorio

Nascido em 10 de maio de 1808, no Rio Grande do Sul, Manoel Luis Osorio aprendeu a montar cavalo ainda criança e foi incorporado ao Exército Imperial aos quinze anos de idade. Sua trajetória militar inclui participações na campanha da Independência e nas guerras da Cisplatina e da Tríplice Aliança, onde se destacou em batalhas históricas.

Como tenente-coronel, Osorio esteve à frente do 2º Regimento de Cavalaria no conflito em Monte Caseros, quando rompeu a defesa das tropas inimigas e comandou operações decisivas. Osorio chegou ao posto de Marechal e, em 1868, quando passou a exercer a função de senador pelo Rio Grande do Sul, recebeu o título de marquês. O Marechal faleceu no Rio de Janeiro, em 4 de outubro de 1879, aos 71 anos. Em 1993, seus restos mortais foram transferidos para um mausoléu no atual Parque Histórico Marechal Osorio, em Tramandaí. 
 

Foto: Comando Militar do Sul

Saiba mais:

Nova Política de Transformação do Exército Brasileiro

De olho no futuro, Exército reestrutura seu Portfólio Estratégico

Programa Forças Blindadas: primeiros Leopard 1A5 revitalizados são entregues em Santa Maria

Aviação do Exército é vetor de impulso da operacionalidade da Força

Exército capacita militares para utilização de cavalos em operações na Amazônia

COLOG celebra 80 anos alinhado às necessidades do combate moderno

Exército fortalece capacidade operacional com nova linha de produção do Guaicurus

Exército demonstra capacidade de pronta resposta no apoio à Defesa Civil
 

 Siga o canal do Exército Brasileiro no Telegram

Siga o Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
 

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado