Premiação do concurso de fotografias e vídeos marca início da campanha 80 anos da FEB - Notícias
Premiação do concurso de fotografias e vídeos marca início da campanha 80 anos da FEB
Heróis sempre lembrados!
Sd Lucas Almeida - CCOMSEx
Brasília (DF) – Nesta quarta-feira, 26, foi realizada no Quartel-General do Exército, em Brasília, a solenidade de premiação do 8º Concurso de Fotografias e Vídeos promovido pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx). Com tema voltado à celebração dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o concurso exaltou os feitos da tropa brasileira na Segunda Guerra Mundial e marcou o lançamento da campanha de 80 anos da FEB, que se estenderá até maio de 2025 – quando serão celebrados os 80 anos da vitória da Força Expedicionária na Itália.
O concurso, que recebeu apoio da Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), contou com mais de 130 trabalhos de militares e civis. Após uma seleção preliminar das melhores obras, uma votação aberta realizada no Quartel-General do Exército elegeu as três melhores fotografias e os três melhores vídeos inscritos. A solenidade de premiação foi presidida pelo Chefe do CCOMSEx, General Alcides, que frisou a importância de preservar a memória dos brasileiros que lutaram na Segunda Guerra. “Queremos mostrar esse heroísmo que às vezes é esquecido pela própria população”.
Primeira colocada da categoria fotografia com a obra “Fibra de Herói”, Ariane Ferreira Schiochet detalhou como conseguiu seu premiado registro de um dos pracinhas. “Estava participando do Encontro de Veteranos da FEB em Montes Claros (MG), quando fotografei o Tenente João Pereira da Silva. Consegui registrar o momento em que ele estava mostrando pra esposa uma de suas medalhas”.
Já Moisés Sampaio de Almeida, co-autor, com Ruiter Curvelo, de “Guerra e glória, a saga de um herói”, vencedor do prêmio de melhor vídeo, destacou porque decidiu exaltar o testemunho do Tenente-Coronel Nestor. “Fizemos um longa-metragem com quatro febianos e a história do Tenente-Coronel Nestor se destacou. Ele participou de operações significativas, como as tomadas de Monte Castelo e Montese. São experiências que mereciam ser eternizadas em filme, e corremos atrás disso. Foi uma enorme satisfação participar desse concurso”.
Confira abaixo os premiados em ambas as categorias. Clique aqui para conhecer as obras vencedoras.
Categoria Fotografias:
1º lugar: Ariane Ferreira Schiochet - obra: Fibra de Herói
2º lugar: Marlon Aparecido Silveira - obra: Pausa da guerra
3º lugar: Allan José De Oliveira Modesto - obra: Um dos heróis da FEB
Categoria Vídeos:
1º lugar: Moisés Sampaio De Almeida/ Ruiter Curvelo - obra: Guerra e glória, a saga de um herói
2º lugar: Marcelo Joel Hoffmann - obra: Eu vi o Mega morrer
3º lugar: Carlos Eduardo Alves Barbosa - obra: Você sabe o que foi a FEB?
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército