Solenidade Nacional homenageia Marechal Mallet

Poderosa Artilharia

Publicado em 16/06/2025 10h00 | Atualizada em 17/06/2025 10h54

3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado

Santa Maria (RS) - A reconstituição de um dos mais importantes e sangrentos confrontos da Guerra da Tríplice Aliança foi realizada na noite deste sábado, 14 de junho, no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP), Regimento Mallet. A Batalha de Tuiuti foi o ponto alto da demonstração que marcou a edição deste ano da Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Artilharia (SNAPAART), o Marechal Emílio Luís Mallet, o Barão Itapevi.
 

Embora com tempo de chuva e frio característico do Sul do Brasil nesta época do ano, os militares, vestindo uniformes históricos, participaram da ação com energia e vibração para representar aqueles que ingressaram na batalha campal de 1866. A reconstituição da trajetória de Mallet, os disparos de canhões da época, o brinde do copo d’água e a batalha vencedora encantaram o público de cerca de 800 pessoas.
 


A solenidade foi presidida pelo Comandante Logístico do Exército Brasileiro, General de Exército Flávio Marcos Lancia Barbosa, militar da Arma de Artilharia mais antigo presente no local, que enalteceu a realização da homenagem ao Barão do Itapevi: “As nossas instituições militares sobrevivem graças a seiva da sua história e sua tradição. Uma cerimonia como essa, que exalta o Marechal Mallet, as tropas que ele comandou, a campanha da Tríplice Aliança, a liderança no campo de batalha, isso tudo é muito importante para que seja mantida a ligação com seu passado de glória e de vitórias. É de suma importância que mantenhamos a nossa operacionalidade, nossa prontidão e capacidade de defender o nosso país”.

Durante a cerimonia, a espada que pertenceu ao Marechal foi depositada ao lado de onde repousam os seus restos mortais e de sua esposa Joaquina Castorina de Medeiros Mallet. Ao final da apresentação, um desfile de viaturas blindadas de combate demonstrou a evolução da arma de artilharia no Exército Brasileiro.
 


O Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, destacou a importância histórica do Regimento Mallet e os investimentos da Força em tecnologia de artilharia: “Vir ao Regimento Mallet é motivo de muita alegria e intensa vibração para qualquer oficial de artilharia. Aqui se respira história e também a operacionalidade, é o Regimento que nomeia o nosso patrono, um herói do século XIX, mas que permanece muito vivo nas nossas tradições. Foi uma bela solenidade. E o sistema de artilharia de campanha do Exército vem recebendo muitas inovações. Viaturas como Obuseiro M109 A5+ BR, têm tido inovações em suas capacidades, com as competências que foram agregadas, como, por exemplo, o sistema de direção de tiro, que é algo bastante pleno e atual. Eu fui formado artilheiro há praticamente 40 anos, ver essa evolução com as novas gerações assumindo a artilharia, é muito importante, muito relevante”.

Reconhecimento

A responsabilidade de conduzir uma solenidade de destaque nacional requer dedicação e comprometimento para todos os envolvidos, desde militares mais antigos aos mais modernos. Isso é o que considera o Comandante do Regimento Mallet, o Tenente-Coronel Flávio Henrique do Nascimento: “Para a gente chegar a esse resultado final, inicia em um trabalho administrativo e passa por uma atuação de bastidores. É muito desafiador e o que mais gratifica é o quanto as pessoas aqui do Regimento são engajadas e conscientes de realizar essa cerimonia é uma responsabilidade nossa. Nós somos os herdeiros das tradições e repousa sobre nós a responsabilidade de, anualmente, manter acesa essa chama, que é o compromisso histórico com os heróis do passado e com a manutenção do legado de Mallet.”

Veja também:

Dia da Arma de Artilharia

5ª Divisão de Exército celebra o Dia da Arma de Artilharia

80 anos do último tiro da artilharia na FEB é relembrado em Barueri

Comando de Defesa Antiaérea do Exército recebe Reunião Doutrinária

​  

                                                                                        Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado

Conteúdo Relacionado