Solenidade em Brasília celebra força, tradições e valores do Exército

Dia do Exército

Publicado em 19/04/2024 15h35 | Atualizada em 22/04/2024 09h48

Cap Edvaldo, ST Edmílson, Sgt Sionir e Sd Lucas Almeida

Brasília (DF) – O Dia do Exército foi comemorado com uma solenidade especial em Brasília. A cerimônia contou com a presença de uma tropa vestida com o uniforme da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Esses militares representaram os mais de 25 mil homens e mulheres que, há 80 anos, deram início às operações da FEB na 2ª Guerra Mundial.

A celebração do Dia do Exército, Instituição que este ano completa 376 anos de história, ocorre anualmente em 19 de abril, rememorando a histórica Batalha de Guararapes, que aconteceu no estado de Pernambuco, em meados do século XVII. Essa foi a primeira luta dos povos do Brasil contra o domínio holandês naquela área. Foi nesse momento, em 1648, que se estabeleceram os fundamentos de um Exército nacional.

O Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, fez a leitura da ordem do dia e destacou a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. “Em junho de 1944, há quase 80 anos, o primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira embarcou no Rio de Janeiro com destino aos campos de batalha da Europa para engajar-se no esforço de guerra ao lado dos exércitos aliados, depois do injustificado torpedeamento de navios mercantes brasileiros. O mundo democrático empenhava-se em combater os regimes totalitários do Eixo. Sob a liderança do Marechal Mascarenhas de Moraes, mais de 25.000 combatentes escreveram páginas gloriosas”, declarou o general.

Após enaltecer o passado do Exército, o Comandante destacou a necessidade de uma Força preparada para o futuro. “Estar preparado para o futuro envolve, sobretudo, aprimorar o valor do Soldado por meio do treinamento eficaz e da dotação de materiais de emprego militar modernos. Dessa forma, a previsibilidade orçamentária é fundamental para fortalecer a Base Industrial de Defesa e aumentar a capacidade de dissuasão em um mundo multipolar, no qual os conflitos bélicos são uma realidade”. 

A solenidade foi acompanhada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e por autoridades civis e militares. O desfile também contou com a participação de representações das diversas armas, quadros e serviços que compõem o Exército brasileiro. Na frente da tribuna de honra, ficaram cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e alunos da Escola de Sargentos das Armas. Pessoas de todas as idades estiverem presentes para assistir às comemorações.

Durante a cerimônia, houve a entrega da Ordem do Mérito Militar, da Medalha do Exército Brasileiro e da Medalha Prêmio para servidores civis com 50 anos de serviço, em reconhecimento aos serviços prestados ao país e à instituição.

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado