Soldados incorporam à Reserva com qualificação profissional - Notícias
Soldados incorporam à Reserva com qualificação profissional
Serviço militar
St Laryeferson e Sd Zadi
Natal (RN) – Todo ano, milhares de jovens cumprem o Serviço Militar como soldados do Exército. Ao encerrar o tempo de serviço, esses jovens retornam às suas atividades na vida civil, munidos dos conhecimentos e experiências que adquiriram nos quartéis. Além disso, o Exército conduz, em todo o Brasil, programas de qualificação para que esses jovens militares sejam bem sucedidos no ingresso no mercado profissional e no universo acadêmico. Em Natal, centenas de jovens se qualificaram em uma profissão.
O Projeto de Preparação de Militares Transferidos para a Reserva ofereceu 23 cursos profissionalizantes por meio de parcerias com o governo estadual e municipal, com empresas locais e com instituições do Sistema S. Em 2023, duas turmas iniciaram o projeto-piloto e até 10 de janeiro terão sido capacitados 861 soldados. Para 2024, a expectativa é disponibilizar mais 800 novas vagas. O Projeto é conduzido pelo Comando Militar do Nordeste.
Para participar das capacitações, os militares são submetidos a um processo de seleção que consiste analisa as condições de saúde, condicionamento físico e padrões de conduta. Eles realizam a fase teórica dos cursos nos próprios quarteis e, em seguida, executam a fase prática nas instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Os soldados da primeira turma receberam seus diplomas em cerimônia na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte no dia 18 de dezembro. No dia 21, foi realizada a 1ª Feira de Empregabilidade, no ginásio do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, com cadastro de profissionais e oferta de 454 vagas de empregos em empresas parceiras do Projeto.
As iniciativas de preparação dos militares para a reserva são parte do compromisso do Exército Brasileiro para com os recrutas que prestam o serviço militar obrigatório. Além do treinamento como combatentes da reserva, esses jovens aprendem nos quartéis importantes lições de civismo e cidadania, ao mesmo tempo em que recebem qualificação para o exercício de profissões civis. Agora na reserva, esses jovens atuam como líderes junto à sociedade brasileira e colaboram para o desenvolvimento nacional. É por isso que cada vez mais cidadãos buscam servir ao exército nas mais diferentes áreas.
Cursos oferecidos
Os soldados tiveram a oportunidade de cursar um dos seguintes cursos: Assistente de Logística, Assistente Administrativo, Costureiro Industrial, Soldador Elétrico, Chaparia, Mantenedor em Sistemas de Energias Renováveis, Padeiro e Confeiteiro, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Eletricista Instalador Predial, Operador de Empilhadeira, Instalação de Sistemas Eletrônicos, Automação Residencial, Combo Eólica e Combo Solar, Gestão de Pessoas, Instrumentista Industrial, Eletricista Industrial, Almoxarife, Operador de Computador e Sistema de Vigilância.
Fonte: 7ª Brigada de Infantaria Motorizada