Entrega da boina marca o encerramento do período básico de formação - Notícias
Entrega da boina marca o encerramento do período básico de formação
Boina verde-oliva
Sgt Ernandes, Cb Elba e Sd Rafael Lima
Rio de Janeiro (RJ) – O dia 5 de junho ficará para sempre marcado na memória dos mais de mil recrutas que incorporaram ao Exército pela 9ª Brigada de Infantaria Motorizada. Em uma grande solenidade, eles receberam a boina verde-oliva, símbolo do soldado do Exército. A entrega da boina marca a conclusão do período de Instrução Individual Básica, um passo importante na carreira dos militares.
Logo após a incorporação, em março, eles passaram pela fase de adaptação, que acontece em regime de internato no quartel. Durante o período básico, o recruta se familiariza com as práticas do quartel, que incluem noções de hierarquia, disciplina e civismo, além de uma rotina dedicada a atividades físicas. Os soldados também aprendem sobre as atividades militares, uso do armamento, patrulha, guarda e defesa externa. Ao final do período, realizam o Campo Básico do Recruta, exercício no terreno destinado a colocar em prática as técnicas militares aprendidas. Assim, conquistam o direito de usar a boina verde-oliva.
Agora, os jovens recrutas dão início ao Período de Qualificação, que habilita o soldado a exercer diferentes funções, como atuar no serviço de saúde, logística, aprovisionamento, transporte, administração, entre outras. Durante o serviço militar obrigatório, os soldados podem, ainda, ser selecionados para o Curso de Formação de Cabos, com base em seu desempenho e atitude durante o período básico.
Durante seu período de atuação no Exército, os soldados são empregados em diversas funções, desde atividades propriamente militares – operando peças de artilharia, guarnecendo carros de combate ou empreendendo patrulhas – até atividades de natureza administrativa – atuando nas áreas de informática, mecânica e manutenção de materiais ou gestão de pessoal. Para isso, participam de diferentes cursos de capacitação ao longo do tempo que permanecem na caserna.
A solenidade realizada na 9ª Brigada de Infantaria Motorizada foi a maior formatura de entrega de boina do Brasil, realizada no Campo de Sampaio, no Rio de Janeiro (RJ). Cerca de 5 mil pessoas, entre amigos e familiares dos soldados, prestigiaram o evento, fortalecendo o elo entre o Exército e a sociedade brasileira.
O momento, tão aguardado pelos militares e suas famílias, foi presidido pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, que agradeceu a presença de todos e destacou que os soldados devem desenvolver um forte sentimento de orgulho em vestir a farda do Exército Brasileiro. Ressaltou ainda que a Instituição tem uma grande expectativa no que esses jovens militares oferecerão para a construção de um Exército cada vez mais coeso, ciente de suas obrigações e comprometido com o futuro do Brasil.
Para o Soldado Ítalo Crispim Belmonte Leite, a conquista da boina é motivo de muito orgulho. “O período básico foi muito desafiador, mas com a ajuda de nossos companheiros, principalmente durante os 6 dias de acampamento, conseguimos cumprir todas as missões. A gente sempre se apoiava muito. Toda essa experiência foi muito preciosa para a minha vida. Hoje, sou mais pontual e me importo mais com as necessidades do próximo”, destacou.
Já para Soldado Carlos Henrique dos Santos Martins de Almeida, ser militar é um sonho desde a infância. “Minha mãe sempre teve o desejo de ter um filho fardado e foi isso que me motivou durante o acampamento. Eu me sinto muito realizado. Agora, meu objetivo é engajar na Força, pois não consigo me ver fazendo outra coisa senão ser militar. Quero estudar e me preparar para, futuramente, me tornar um oficial do Exército”, concluiu o jovem.
Durante a cerimônia, os soldados com melhor desempenho no Período Básico foram cumprimentados pelos comandantes e generais presentes, de quem receberam suas boinas e certificados. Em seguida, os demais soldados tiveram suas boinas entregues por seus familiares, encerrando a formatura com um emocionante desfile.
Grupamento de Unidades Escola / 9ª Brigada de Infantaria Motorizada
A 9ª Brigada de Infantaria Motorizada possui o maior contingente do Exército Brasileiro. Possui um efetivo de, aproximadamente, 6 mil homens e mulheres, que pertencem a 11 organizações militares diretamente subordinadas. A Brigada é parte da Força de Prontidão da Força Terrestre e utiliza modernos meios de emprego militar.
Fonte: 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, por Asp Of Nascimento e ST Freitas Neto