Aeronaves remotamente pilotadas são testadas no Rio Grande do Sul

Tecnologia e Defesa

Publicado em 04/09/2024 08h59 | Atualizada em 04/09/2024 14h56

7º RC Mec

Sant’Ana do Livramento (RS) – Nos dias 27 a 29 de agosto, o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, localizado em Sant’Ana do Livramento, sediou o primeiro adestramento com a tropa em operação do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) NAURU 1000C.

A experimentação, que foi coordenada pelo Comando de Aviação do Exército, por meio do 1º Batalhão de Aviação do Exército, contou com a participação do Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e suas organizações militares diretamente subordinadas.

Durante a experimentação doutrinária, que são testes para otimizar o melhor método de utilização do SARP, tanto pela tropa em apoio quanto pela apoiada, o SARP NAURU 1000C realizou voos noturnos e diurnos, conjugados com emprego de tropas mecanizadas, gerando grande aperfeiçoamento e visando ao emprego para a atividade fim.

A atividade proporcionou às organizações militares a possibilidade de aprimoramentos nas ações defensivas da tropa em relação a equipamentos desta capacidade, além de propiciar à equipe de desenvolvimento do NAURU 1000C, uma visão de aperfeiçoamento para sua operação tecnológica, trazendo sugestões para aperfeiçoamento do projeto.

SARP NAURU 1000C
O NAURU é um equipamento inovador com capacidade de complementar a utilização do helicóptero em operações de inteligência, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos. O SARP NAURU 1000C é o único desenvolvido e fabricado no Brasil para esse propósito.

Com um peso máximo de decolagem de 180 kg e alcance máximo de 60 km, realiza diversos tipos de monitoramento aéreo, com uma duração de operação de até 8 horas, tanto diurna, quanto noturna e pode chegar a uma velocidade de até 110 km/h.

O SARP tem quase 8 metros de envergadura e 3 metros de comprimento, devido aos seus 8 motores movidos a baterias independentes, pode realizar decolagens e pousos verticais automáticos, o que viabiliza sua utilização em ambientes críticos e confinados.

O NAURU 1000C, por meio de suas câmeras de alta resolução, permite um grande avanço na aquisição de alvos, sendo uma inovação tecnológica para o Exército Brasileiro.

​​​​​​

 

Fonte: 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado

Conteúdo Relacionado