Projeto Soldado Cidadão: Simpósio discute formas de beneficiar soldados que prestam o serviço militar inicial - Notícias
Projeto Soldado Cidadão: Simpósio discute formas de beneficiar soldados que prestam o serviço militar inicial
Integração com a sociedade
Comando de Operações Terrestres
Porto Alegre (RS) - O Exército Brasileiro promoveu, na capital gaúcha, o 4º Simpósio do Projeto Soldado Cidadão (PSC), entre os dias 16 e 18 de setembro. O evento fomentou a troca de experiências em ações bem sucedidas do Projeto Soldado Cidadão e futuras perspectivas para beneficiar os jovens que prestaram o serviço militar inicial.
Projeto Soldado Cidadão
O Projeto Soldado Cidadão oferece cursos profissionalizantes, além de módulos sobre cidadania, sustentabilidade e empreendedorismo para soldados que concluíram o serviço militar obrigatório. Dessa forma, visa garantir qualificação profissional para o mercado de trabalho para esses jovens.
Simpósio
O Simpósio foi realizado com o apoio do Comando Militar do Sul, do Comando de Operações Terrestres, e em parceria com a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul).
Participaram do evento 73 representantes de 44 entidades parceiras de 20 estados da Federação, além de militares coordenadores do Exército, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e Ministério da Defesa.
Foi discutida a viabilidade da expansão desses projetos bem sucedidos em âmbito nacional, a apresentação de novas propostas de parcerias e o estreitamento de laços de cooperação e camaradagem entre essas instituições e o Exército Brasileiro.
O Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Brigada Alexandre Pfaender Junior, destacou no Simpósio que as parcerias têm benefícios amplos: “com o projeto, nós vamos entregar para a sociedade uma mão de obra qualificada, acostumada com disciplina, hierarquia, com cumprimento de horários e detentora de valores que nós praticamos na nossa instituição, como a lealdade e o patriotismo”.
O evento teve sua abertura na sede da FIERGS, com a participação e parceria de vários setores da indústria gaúcha e nacional que viabilizam os cursos de capacitação nas áreas da indústria, prestação de serviços no comércio e transporte, além da área rural.
Com essa atividade anual, o Exército demonstra seu foco no futuro e seu comprometimento com o desenvolvimento nacional e as entregas de benefícios à sociedade brasileira.
Veja também:
Soldados terão curso profissionalizante no Comando Militar do Sul
Exército encaminha jovens para mercado de trabalho
Projeto busca inserção profissional de jovens em Natal
Do alistamento à incorporação: conheça as fases do recrutamento para o serviço militar
Alistamento militar de 2025 registra mais de um milhão de inscritos
Ministro da Defesa acompanha seleção para serviço militar feminino
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: Comando de Operações Terrestres