Seminário sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra chega ao MS

XI SENAB

Publicado em 26/09/2024 17h30 | Atualizada em 26/09/2024 17h45

1º Sgt Sionir

Campo Grande (MS) – O Bioparque Pantanal em Campo Grande recebeu atividades do XI Seminário Nacional sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (XI SENAB). O evento começou no início desta semana no Rio de Janeiro, e será encerrado em Aquidauana (MS).

As atividades realizadas no Mato Grosso do Sul valorizam os feitos dos combatentes que partiram da região para lutar contra os nazistas na Itália. Nesta quinta-feira, 26, foi realizada a premiação do Concurso Literário e leitura de textos produzidos por alunos do Colégio Militar de Campo Grande. Também foram ministradas quatro palestras relativas à participação do 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb) na Segunda Guerra Mundial. Um dos temas abordados foi a história do 9º BE Cmb, unidade criada no contexto da Segunda Guerra Mundial.

A presença de soldados indígenas no efetivo brasileiro foi abordada pelo professor Paulo Baltazar, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O pesquisador destacou que integrantes da etnia Terena combateram na Itália e contribuíram com a cultura e coragem desse povo.

A abertura do XI SENAB em Campo Grande foi realizada com a presença do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Anísio David de Oliveira Junior e do Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha.

 

Foto: 1º Sgt Mache

Atividades no Rio de Janeiro
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizou no dia 23 de setembro, no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), a solenidade de abertura do XI Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

O Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, ressaltou a importância do encontro para que os estudos sejam aprofundados, compartilhados e, cada vez mais, valorizados.

Neste ano, o Seminário tem como tema a "Atuação da Engenharia e o apoio de Fogo à FEB na Campanha da Itália". Dentre os palestrantes estiveram o General de Divisão Édson Skora Rosty, que fez um rápido panorama da Campanha da Itália, destacando as principais atividades da Engenharia e do Apoio de Fogo e o Coronel Paulo Gilmar Marques Berguenmyer, que detalhou o papel crucial do lançamento de 12 Pontes de Equipagem Bailey nas ações de combate realizadas pela FEB.

O Subtenente Álvaro Luiz dos Santos Alves, do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), retratou a história, ainda em investigação, do "Batalhão de Trabalhadores, o batalhão que não foi” lançando luz sobre uma unidade menos conhecida, mas com  relevância para a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

O SENAB vai ser encerrado em Aquidauana, quando será realizada a encenação histórica da montagem da Ponte Sete de Setembro, primeira ação de combate da Força Expedicionária Brasileira na Itália.

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado