Sargentos do Exército se destacam em curso nos EUA

Capacitação

Publicado em 05/10/2024 09h00 | Atualizada em 05/10/2024 09h07

Fort Moore (Geórgia) – No dia 4 de setembro de 2024, o 3º Sargento de Artilharia Robson Comazetto Belinazzo, do Centro de Instrução de Blindados, o 3º Sargento de Infantaria Patrique Severo Caceres, do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, o 3º Sargento de Cavalaria Alex Sander Koeche, da Escola de Educação Física do Exército, o 3º Sargento de Engenharia Pedro Paulo Lucas da Conceição, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate e o 3º Sargento de Comunicações Jefferson Balbino de Melo, do 1º Batalhão de Guerra Eletrônica, concluíram o Curso Básico de Liderança/Basic Leader Course (BLC), na Non-Commissioned Officer Academy (NCOA), do Western Hemisphere Institute for Security Cooperation (WHINSEC). Participaram do curso quinze alunos, sendo cinco do Brasil, nove da Colômbia e um do Panamá.

O Curso Básico de Liderança tem duração de 5 semanas sendo projetado para preparar suboficiais (graduados) e líderes das forças de segurança aliadas para usar o Modelo de Requisitos de Liderança do Exército Americano, que é um pré-requisito para promoções dos graduados do Exército dos Estados Unidos (United States Army).
 
Este curso não se limita aos livros didáticos, manuais e palestras, mas também foca no estímulo ao pensamento crítico e ao desenvolvimento da liderança, com uma participação efetiva dos instruendos durante as aulas, nas quais o instrutor atua como um facilitador. Desta maneira, há uma preparação dos militares para atuar em ambientes operacionais complexos, que envolvam interação entre várias agências e organizações internacionais. Ademais, o curso possibilita a oportunidade de visitar sítios históricos dos Estados Unidos, participar de diálogos enriquecedores, construir relacionamentos profissionais e amizades pessoais com os diversos integrantes das forças de nações amigas participantes.

Os alunos são constantemente avaliados em tópicos e metodologias usando instrumentos escritos e orais para estimular a intensa participação nas aulas, discutindo questões de liderança, ética e direitos humanos por meio do uso de modelos de tomada de decisão e cenários de pensamento crítico. Além disso, realizam o Teste de Aptidão de Combate do Exército (Army Combat Fitness Test – ACFT), que tem como ponto nevrálgico o domínio físico em várias dimensões, resultando na mais precisa avaliação da aptidão física operacional do militar.

Durante o curso os militares brasileiros destacaram-se intelectual e fisicamente. O 3º Sargento Balbino conquistou a 2ª colocação geral e foi escolhido como o destaque em liderança do curso. Já o 3º Sargento Pedro Paulo conquistou a 3ª colocação geral, ambos integraram a “Lista do Comandante”, prêmio concedido apenas a 20% do efetivo que apresentou rendimento escolar acima da média. Já no quesito físico, o 3º Sargento Alex, o 3º Sargento Cáceres e o 3º Sargento Belinazzo foram destaques obtendo o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, no Teste de Aptidão de Combate do Exército (ACFT), demonstrando o excelente preparo físico dos militares brasileiros. Merece destaque o 3º Sargento Alex que recebeu o prêmio de Melhor Aptidão Física do curso.

A excelência no desempenho dos militares brasileiros durante o BLC reflete o compromisso com o dever, a disciplina e a constante busca pelo autoaperfeiçoamento. Isso tudo é fruto do esforço contínuo de cada um, mostrando a capacidade de adaptação e a liderança que caracterizam os soldados brasileiros, reafirmando o orgulho de servir, honrar e representar o seu país. A inclusão dos sargentos na lista de honra do curso e os prêmios recebidos são o reconhecimento de sua dedicação e abnegação profissionais.

Por se tratar de um curso voltado totalmente para a liderança do graduado, este conhecimento, será empregado pelos concludentes na Formação Básica em suas Organizações Militares de origem e, futuramente, nos Estabelecimentos de Ensino de Formação e Aperfeiçoamento de Graduados, além de ser uma oportunidade de difusão entre seus subordinados, pares e superiores.

 

Fonte: Aditância do Exército EUA

Conteúdo Relacionado