Sargentos brasileiros são destaques em Curso de Aperfeiçoamento no Uruguai

Cooperação internacional

Publicado em 15/11/2024 08h00 | Atualizada em 18/11/2024 09h07

Montevidéu (Uruguai) – Cinco sargentos do Exército Brasileiro concluíram com destaque o Curso Avançado da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento de Praças do Exército Nacional do Uruguaio. Os brasileiros se qualificaram entre as melhores posições do curso.

Curso Avanzado para Sub Oficiales equivale ao curso de aperfeiçoamento de sargentos no Brasil, e destina-se a capacitar os militares nos atributos profissionais, técnicos, físicos e culturais para exercerem funções de combate e de gestão. Com a duração de onze semanas, o curso abrange uma série de disciplinas e práticas relacionadas aos conflitos contemporâneos. 

Durante a capacitação, os alunos passam por diversas avaliações, incluindo discussões de questões de liderança, Direitos Humanos, Direito Internacional Humanitário, embarque e desembarque de aeronaves, primeiros socorros, tiro com armamento coletivo, ponto de controle e bloqueio de estradas, técnicas de patrulha de emboscada, reconhecimento e incursão, combate urbano, ordem de operações e orientação em campanha.  Eles também são avaliados por meio de modelos de tomada de decisão, cenários de pensamento crítico, além dos testes físicos e exercícios no terreno.

Os cinco representantes brasileiros concluíram o curso entre as seis primeiras colocações. O Segundo-Sargento Walter do Nascimento Farinazo Júnior conquistou o primeiro lugar geral, seguido por seus colegas, os Segundos-Sargentos Anderson Cleiton Lenhardt, Fabian Henrique Teixeira, Leonardo Ferreira Pergher e Rodrigo Miguel dos Santos. Esses resultados confirmam o alto nível de profissionalismo, liderança e conhecimento técnico dos sargentos do Exército Brasileiro.

A parceria entre os exércitos do Brasil e do Uruguai acontece em várias frentes da diplomacia militar, com destaque para o intercâmbio de alunos e especialista em cursos de formação e aperfeiçoamento. Na escola de Capacitação e Aperfeiçoamento da nação amiga, também atua como instrutor o Subtenente Sérgio Luiz Hendges, da Cavalaria do Exército Brasileiro. Essas parcerias fortalecem os laços de camaradagem entre o Brasil e o Uruguai e favorecem a cooperação para a estabilidade e defesa do continente, em alinhamento com os Objetivos Estratégicos do Exército.

Fonte: Aditância do Exército Brasileiro no Uruguai

Conteúdo Relacionado