Militares atuam no combate a incêndios na região da Amazônia Oriental

Amazônia oriental

Publicado em 16/09/2024 10h32 | Atualizada em 16/09/2024 17h56

Marabá (PA) – Tropas do Comando Militar do Norte estão mobilizadas no apoio à Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militares para combater os incêndios na região de Marabá e outros municípios do estado do Pará, e em Araguatins, no Tocantins. O Exército mobilizou soldados e diversos equipamentos – helicóptero, tratores, caminhões pipa, veículos de transporte –, que atuam em localidades como Bom Jesus do Tocantins, área da Terra Indígena Mãe Maria, uma das áreas mais afetadas no momento. 

Os materiais mobilizados pela 23ª Brigada de Infantaria de Selva apoiam as equipes dos bombeiros e defesa civil tanto na parte logística como operacional. Os caminhões tanque de água são usados para abastecer os cestos dos helicópteros que combatem o incêndio em focos de difícil acesso, e também fazem o rescaldo de focos ao longo da BR-222. Paralelamente, tratores de esteira trabalham na preparação de aceiros para a impedir o alastramento do fogo para outras áreas de moradia e áreas da floresta preservada.

O apoio do Exército aumentou a capacidade dos meios aéreos e terrestres no combate ao incêndio, com diversas faixas de aceiros abertas e o abastecimento de mais de 24 mil litros de água. Os militares também colaboram para levar combustível às equipes no terreno e para realizar o reconhecimento de locais de difícil acesso. 

Para o Tocantins, foram enviadas tropas do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Imperatriz, no Maranhão. Um pelotão de combate a incêndio, uma fração de comando e controle e uma equipe de saúde estão na região do Bico do Papagaio para contribuir com os trabalhos.  

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva é uma Força de Prontidão de emprego estratégico do Comando Militar do Norte, que conta com meios adequados trabalhar em parceria com a Defesa Civil. O combate a incêndios na região amazônica reforça o compromisso do Exército de prestar o apoio necessário a instituições federais, estaduais e municipais, em esforço conjunto para a defesa da população e do meio ambiente.

Fonte: Comando Militar do Norte

Conteúdo Relacionado