Artigo sobre inserção das mulheres na AMAN conquista 1° lugar em Congresso de Defesa - Notícias
Artigo sobre inserção das mulheres na AMAN conquista 1° lugar em Congresso de Defesa
Ciências Militares
Resende (RJ) – O artigo acadêmico A Inserção do sexo feminino na AMAN conquistou o primeiro lugar geral no XIX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. O congresso acontece anualmente, sob a organização da Escola Superior de Defesa, em parceria com as escolas de formação de oficiais e institutos de tecnologia das Forças Armadas. O objetivo é incentivar a pesquisa sobre temas que envolvam a Defesa Nacional. Esta edição reuniu mais de 300 congressistas, palestras e minicursos, além de 52 artigos de 32 instituições civis e seis militares.
O artigo vencedor foi desenvolvido pelas cadetes Amaral, Victória Corrêa e Jéssica Morais, do 4° ano do Curso de Intendência, e pela cadete Mello Barros, do 3° ano do Curso de Material Bélico. A equipe foi orientada pelo Coronel Roesler, da Divisão de Ensino da AMAN. A inserção das mulheres na carreira de oficiais da Linha de Ensino Militar Bélico iniciou-se em 2017, com a conclusão da primeira turma em 2021.
A Cadete Luísa Amaral destacou a importância da formação superior militar recebida na Academia. “Em eventos como este, percebemos a importância da grade curricular das aulas de Geopolítica e de Relações Internacionais que temos na AMAN. Essas disciplinas nos capacitam a interagir com muitos universitários e nos mantêm em condições de aprofundar conhecimentos com as palestras de professores e especialistas dessas áreas", observou.
Também participou do congresso o projeto Interoperabilidade nas Forças Armadas: como e quando?, dos cadetes Oliveira, Melchior, Rafael e Montino, do 4° ano do Curso de Engenharia. O trabalho foi produzido sob orientação e coautoria do Tenente-Coronel Marcelo, da Divisão de Ensino da AMAN. Para o Cadete Oliveira, "o Congresso oferece um espaço privilegiado para a troca de conhecimentos, experiências e ideias, fundamental para a formação do Oficial das Forças Armadas. Isso estimula a dedicação contínua ao aprimoramento técnico-profissional e ao entendimento profundo dos temas que impactam a segurança nacional e internacional", afirmou.
AMAN: formação superior em Ciências Militares
O Curso de Formação de Oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras reúne as habilidades de liderança em operações militares e a formação superior em ciências militares. Durante a formação, os cadetes desenvolvem um projeto de pesquisa acadêmica, frequentemente publicado em revistas especializadas ou apresentado em congressos como o CADN. Saiba como se tornar um cadete da AMAN.
Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional
O Congresso permite aos aspirantes da Escola Naval e Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e da Academia da Força Aérea atualizarem-se sobre as últimas tendências e inovações no campo da Defesa, geopolítica, estratégias militares e de segurança internacional. O debate é enriquecido pela presença de palestrantes renomados, além de promover a interação e a cooperação entre as forças coirmãs, essencial para a eficácia da defesa nacional. Saiba mais sobre o Congresso.
Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras