Professora recebe medalha por atuação destacada pelo paradesporto militar

Integração com a sociedade

Publicado em 20/08/2025 15h05 | Atualizada em 21/08/2025 10h51

Foto: Sd Brotto

• A Professora Adriana Kochepka Mainardes recebeu a Medalha Mérito Desportivo Militar por sua atuação fundamental na promoção do paradesporto militar. Ela incentivou a prática e foi crucial na inclusão do Vôlei Sentado Militar.

• O Vôlei Sentado Militar virou realidade em 2022 com o Mundialito e cresceu para Torneio Internacional em 2023, com 8 equipes de vários países. É organizado pelo Ministério da Defesa, SESC e CBVD.

• Adriana enfatiza que o paradesporto ajuda militares feridos a superar a vergonha e a encontrar um novo sentido para suas vidas. Ela coordena um Centro de Referência Paralímpico e considera seu trabalho muito gratificante.

Curitiba (PR) – A professora de educação física Adriana Kochepka Mainardes foi agraciada com a Medalha Mérito Desportivo Militar, nesta sexta-feira (15/8), no Forte do Pinheirinho. O Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Ricardo José Nigri, realizou a entrega da condecoração, concedida pelo Ministério da Defesa.
 

Entrega da condecoração pelo General de Divisão Nigri
Foto: Sd Brotto

A professora tem uma forte atuação na promoção do paradesporto militar junto ao Serviço Social do Comércio (SESC), em atividades que incentivam tanto a prática amadora quanto a de alto rendimento. Adriana é árbitra de bocha paralímpica e sempre incentivou a difusão e a prática do paradesporto. Como colaboradora do SESC Paraná, ela teve relevante participação em um projeto para incluir a modalidade do Vôlei Sentado Militar no calendário oficial de eventos desportivos do SESC. 
 

Professora Adriana agraciada com a Medalha Mérito Desportivo Militar
Foto: Sd Brotto

Em 2022, o projeto virou realidade com o Mundialito de Vôlei Sentado Militar, que reuniu equipes da Colômbia, Argentina e Brasil na quadra do Clube Círculo Militar, no centro da capital paranaense. Em 2023, o evento cresceu e virou Torneio Internacional de Vôlei Sentado Militar. Este ano, o torneio foi disputado por 8 equipes de vários países e se consolidou como competição no paradesporto militar. O torneio é organizado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil do Ministério da Defesa, em parceria com o SESC Paraná e a Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes (CBVD).
 

Mundialito de Vôlei Sentado Militar
Foto: Cassiano Rosário - Sesc PR
 

Para a professora de educação física, é muito importante difundir o paradesporto entre os militares. “O militar que sofreu algum acidente e hoje está em uma cadeira de rodas muitas vezes sente vergonha de sua condição. Mas, a partir do momento que ele percebe que pode continuar servindo a pátria em uma competição, essa barreira some e ele pode dar um novo sentido à sua vida”, conta Adriana. 
 

Vôlei Sentado Militar
Foto: Cassiano Rosário - Sesc PR

Hoje ela vive em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, coordena um Centro de Referência Paralímpico na cidade, do Comitê Paralímpico Brasileiro, e segue promovendo e incentivando a prática de modalidades do paradesporto militar. “Mesmo que eu não ganhasse medalha, sinto que minha missão já foi cumprida. É muito gratificante trabalhar com o paradesporto”, finaliza a professora de educação física. 

A Medalha Mérito Desportivo Militar é uma condecoração criada para reconhecer e homenagear militares e civis que tenham de destacado no desporto militar ou prestado relevantes serviços a essa área.

Veja também:

Recordes quebrados e destaques no Troféu Brasil de Atletismo


Medalhista Olímpico Keno Marley ministra aula de boxe para militares em Salvador

Exército brilha e quebra recorde no Campeonato Nacional Absoluto de Natação

Exército apoia a educação e esporte em área do legado olímpico

Siga o Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
 

Fonte: 5ª Divisão de Exército

Conteúdo Relacionado