Primeiro militar do Exército Brasileiro participa do Battle Staff Course

Diplomacia Militar

Publicado em 01/06/2024 07h00 | Atualizada em 01/06/2024 07h13

ADIEX EUA

Fort Bliss, Texas (EUA) – Militar brasileiro concluiu com sucesso o Battle Staff Course, no Centro de Excelência em Liderança do Exército dos Estados Unidos. O Primeiro-Sargento Ítalo Guimarães Morangon foi o primeiro representante do Exército Brasileiro a participar do curso e o único estrangeiro na turma com 60 sargentos americanos.

Durante um mês, o sargento estudou 30 lições diferentes, em um total de 175 horas de curso. O foco central do curso é o processo de tomada de decisão militar, desafiando os alunos a pensar de modo crítico e criativo para resolver problemas complexos. As disciplinas incluem comando e controle em missão, processo de planejamento conjunto, ação decisiva, operações em múltiplos domínios e operações de combate em larga escala. Durante as instruções, os sargentos aprimoram a capacidade de traçar planos e criar ordens de operações, preparando-os para auxiliar nas funções de estado-maior.

No Brasil, o militar integra a Escola de Sargento das Armas, onde trabalha diretamente com a formação militar. Agora, com a conclusão do curso, sua missão é difundir os conhecimentos adquiridos entre as equipes de instrução e aplicá-los para aprimorar a formação dos sargentos do Exército Brasileiro.

Entre as principais contribuições da formação no exterior, o Sargento Ítalo destacou a qualificação para integrar equipes de assessoramento do estado-maior, o apoio ao planejamento de operações, bem como o preparo para atuar em exercícios e em ações subsidiárias, como o enfrentamento a situações de calamidade. 

 

Fonte: Aditância do Exército

Conteúdo Relacionado