Praça em homenagem à FEB é inaugurada no Paraná

Legado de coragem

Publicado em 19/06/2024 10h23 | Atualizada em 19/06/2024 10h43

5ª RM

Campo Largo (PR) – Uma cerimônia cívico-militar, realizada dia 12 de junho, marcou a inauguração da praça Memorial da Força Expedicionária Brasileira, localizada no Parque Newton Puppi, em Campo Largo. A praça conta com uma viatura blindada M-60, doada pelo 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC), posicionada ao lado de estrutura de concreto com placa metálica, trazendo informações sobre pracinhas campolarguenses que participaram da 2ª Guerra Mundial.

A cerimônia foi realizada pela Prefeitura Municipal e pelo Tiro de Guerra 05-020, sediado em Campo Largo, e contou com as presenças de do General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante da 5ª Divisão de Exército, do senhor Mauricio Rivabem, Prefeito de Campo Largo, do General de Brigada Ivan Alexandre Corrêa Silva, Comandante da 5ª Região Militar, o General de Brigada Alexandre Pfaender Júnior, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, do Subtenente Genesio Ballatka, Chefe da Instrução do TG 05-020.

FEB 80 anos
Entre os anos de 1944 e 1945, mais de 25 mil militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) cruzaram o Oceano Atlântico para se juntar ao esforço Aliado no combate ao totalitarismo na Europa. O Brasil foi o único país latino-americano a enviar tropas para combater durante o maior conflito armado da história da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.

Em 2024, 80 anos após o início da saga desses heróis, o Exército Brasileiro reverencia a bravura, o destemor e a abnegação dos nossos combatentes. Páginas gloriosas foram escritas pelos Pracinhas em Monte Castello, Montese, Castelnuovo e diversas outras localidades italianas, deixando um legado de coragem frente ao poderoso inimigo e solidariedade para com os civis afetados pelo conflito, características ainda hoje exaltadas pela população local e transmitidas às gerações posteriores.

Fonte: 5ª Região Militar

Conteúdo Relacionado