Batedores do Exército atuam na escolta de autoridades do G20 - Notícias
Batedores do Exército atuam na escolta de autoridades do G20
Grandes eventos
CML
Rio de Janeiro (RJ) – A cidade do Rio de Janeiro recebeu diversas autoridades globais em mais uma jornada de atividades que compõem a agenda do G20. Em apoio às reuniões, foram mobilizados o 1º Batalhão de Guardas, o 1° e o 11° Batalhão de Polícia do Exército. Ao todo, cerca de 52 batedores atuaram no deslocamento e escolta das autoridades, entre os dias 22 e 26 de julho.
A missão dos batedores é escoltar as autoridades com segurança, garantindo a fluidez do trânsito. Sob a liderança do Comando Militar do Leste, foi efetuado o planejamento do trajeto e as alterações necessárias nas vias relevantes do itinerário. Com isso, os batedores impedem a interferência de veículos e pedestres nos deslocamentos e reduzem as chances os riscos à segurança.
Os batedores do 1º Batalhão de Guardas e da Polícia do Exército compõem um efetivo altamente capacitado para operar em cenários complexos, como eventos nacionais e internacionais de grande porte. O apoio de segurança e escolta foi organizado em conjunto com a Prefeitura Municipal e com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET Rio). A atuação da reunião ministerial do G20 é também uma preparação para a Cúpula de Líderes do G20, agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024.
Entenda o que é o G20
O G20 é um fórum intergovernamental que reúne os 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Os membros representam as 20 maiores economias do planeta.
Fonte: Comando Militar do Leste