Placa em homenagem à FEB é inaugurada no Porto do Rio

Embarque do 1º escalão

Publicado em 05/07/2024 08h10 | Atualizada em 08/07/2024 11h41

Cb Francilaine

Rio de Janeiro (RJ) – O Comando Militar do Leste (CML), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, celebrou na Praça Mauá o descerramento da placa em homenagem aos 80 anos do embarque do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que combateu o nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial. A placa, idealizada pelo escultor e professor de artes plásticas Mário Pitanguy, eternizou o glorioso feito da FEB.

A Banda do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizada (Escola), além de executar o Hino Nacional e a Canção do Expedicionário, entoou o toque de presença do ex-combatente para anunciar a entrada do Sr. Walfrid Maraes, de 103 anos, que emocionou a todos com sua presença.

Em 2 de julho de 1944, o primeiro contingente da FEB, composto por 25.334 homens e mulheres, embarcou em solo pátrio rumo à Itália. Sua atuação foi fundamental na defesa dos ideais de liberdade, democracia e paz mundial.

O General de Divisão Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª Divisão de Exército (1º DE), Divisão Mascarenhas de Moraes, proferiu palavras de homenagem à FEB, destacando a coragem e o espírito de sacrifício dos soldados brasileiros que lutaram no teatro de operações.

Dentre as autoridades presentes, destacam-se o Secretário Municipal da Casa Civil, Lucas Wosgrau Padilha, e o Secretário Municipal de Conservação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Marco Regalo.

 

 

Fonte: 1° Ten Ferrentini e 2° Ten Pantoja

Conteúdo Relacionado