Pelotão Especial de Fronteira apreende munições e pescado ilegal - Notícias
Pelotão Especial de Fronteira apreende munições e pescado ilegal
Patrulha fluvial
16ª Bda Inf Sl
Manaus (AM) – Durante uma missão de reconhecimento da Operação Escudo, o 2º Pelotão Especial de Fronteira realizou uma grande apreensão de munições e carne de pesca ilegal no Rio Içá, próximo à fronteira com a Colômbia.
Os militares apreenderam cerca de uma tonelada de carne de pirarucu sem documentação. A espécie tem alto valor comercial e está sob defeso permanente nessa região País. Também foram apreendidas mais de 2 mil munições de calibre 16 sem registro apropriado. Suspeita-se que a munição estivesse sendo usada em atividades de caça e pesca ilegal. A equipe verificou que a carne de pirarucu estava imprópria para consumo humano, sendo descartada de maneira adequada. Já as munições foram encaminhadas às autoridades competentes para os procedimentos legais cabíveis.
A Operação Escudo é uma ação permanente do Comando Militar da Amazônia, conduzida por meio dos Pelotões Especiais de Fronteiras, para combater crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços em importantes pontos de entrada e saída no território nacional. Essa apreensão demonstra a ação enérgica e permanente da tropa na Amazônia, assegurando a presença do Estado mesmo em áreas remotas do país. A operação colabora para a preservação da fauna e da biodiversidade brasileira, com foco na proteção da Amazônia e na garantia da soberania nacional.
Fonte: 16ª Brigada de Infantaria de Selva