Exército contribui para levar bem-estar social a comunidades em Minas Gerais - Notícias
Exército contribui para levar bem-estar social a comunidades em Minas Gerais
Projeto Rondon
14º Grupo de Artilharia de Campanha
Brasília (DF) — No período de 13 de janeiro a 8 de fevereiro de 2025, o 14º Grupo de Artilharia de Campanha participou das operações Sul de Minas I e II, como parte do Projeto Rondon. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Defesa, é promovida como uma colaboração entre os governos federal, estadual e municipais em parceria com instituições de ensino superior, para levar desenvolvimento e cidadania às comunidades menos assistidas do sul de Minas.
O Projeto Rondon tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas. Além disso, busca fortalecer a cidadania por meio da interação entre o Exército Brasileiro, universitários de todo o Brasil e as populações locais. As atividades realizadas promovem o bem-estar social, fomentando a qualidade de vida por meio de ações educativas e sociais que visam a inclusão de todas as comunidades. Essa troca enriquecedora não apenas beneficia os atendidos, mas também proporciona uma experiência transformadora para todos os envolvidos.
Conheça mais sobre Marechal Rondon
Durante as operações, o 14° GAC apoiou aproximadamente 500 "rondonistas" — professores e estudantes universitários, para a realização de 1.829 oficinas práticas nas áreas de saúde, educação, tecnologia, meio ambiente, cultura entre outras, beneficiando mais de 65.000 pessoas de 24 municípios mineiros.
4º Batalhão de Engenharia de Combate
O 4º Batalhão de Engenharia de Combate (4º BE Cmb) apoiou o 14º Grupo de Artilharia de Campanha nas Operações Sul de Minas I e II no âmbito do Projeto Rondon, no estado de Minas Gerais.
Durante o período de 17 de janeiro e 07 de fevereiro de 2025, com uma equipe de 16 militares, o 4º Batalhão de Engenharia de Combate (4º BE Cmb) desempenhou um papel fundamental na coordenação e no acompanhamento dos rondonistas, professores e universitários, originários de dez estados brasileiros e do Distrito Federal.
Atuando na montagem de oficinas práticas nas áreas de saúde, educação, tecnologia, meio ambiente e cultura, o batalhão, em conjunto com o 14º Grupo de Artilharia de Campanha, prestou assistência a milhares de pessoas em 15 municípios mineiros: Andradas, Brazópolis, Cambuí, Delfim Moreira, Ibitiúra de Minas, Jesuânia, Lambari, Marmelópolis, Monte Sião, Munhoz, Piranguinho, Pouso Alegre, São Sebastião da Bela Vista e Senador.
Veja mais ações do Exército:
Exército provê apoio logístico a Projeto Rondon no norte de Minas Gerais
Fonte: 14º Grupo de Artilharia de Campanha / 5º Grupamento de Engenharia