Treinamento envolve 2 mil militares no Rio Grande do Sul e integra capacidades - Notícias
Treinamento envolve 2 mil militares no Rio Grande do Sul e integra capacidades
Operacionalidade
6ª Divisão de Exército
Butiá (RS) – A 6ª Divisão de Exército (6ª DE) conduziu, durante uma semana, um programa de treinamento avançado que empregou 2 mil militares e 310 viaturas: a Operação Passo da Pátria. Contando com a participação da Artilharia, da Infantaria, da Engenharia, da Inteligênica e da Polícia do Exército, o exercício integrou diversas capacidades. A atividade ocorreu no Campo de Instrução de Butiá, na cidade de mesmo nome, e em áreas da região compreendida entre os municípios de São Jerônimo, Butiá, Minas do Leão e Rio Pardo e foi encerrado na sexta-feira (24),
A Operação simulou um conflito entre dois países, denominados “Azul” e “Laranja”, que enfrentavam problemas políticos. O objetivo do efetivo empregado era realizar a defesa do país Azul, com tropas de natureza blindadas, mecanizadas e motorizadas. Conforme o Oficial de Operações E3 da 6ª DE, Tenente-Coronel Diego Pinto Alencar, a operação teve extrema importância porque desenvolveu o preparo e a prontidão da 6ª Divisão do Exército, por meio do trabalho conjunto das funções de combate.
Várias atividades foram realizadas a partir do desenvolvimento da ação planejada. Reconhecimentos aéreos, ligação da aviação do Exército com tropas de cavalaria mecanizada, trabalho da engenharia militar e estratégias da defesa antiaérea fizeram parte da evolução da operação.
O ponto auge do exercício foi a execução de tiro real de artilharia, calibre 105 mm e de morteiro pesado 120mm, na quinta-feira, 23. Em seguida, uma ação de contra-ataque, com a participação da aviação do Exército finalizou a operação.
Participaram da Operação Passo da Pátria, a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, orgânicas da divisão, e outros elementos como a Artilharia Divisionária (AD/3), Aviação do Exército (1º BAvEx), 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), 1º Batalhão de Inteligência Militar (1º BIM) e 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE).
Veja também:
Exército e Força Aérea realizam exercício de tiro real com armas coletivas na Amazônia
Exercício Tático com Tiro Real comprova prontidão de tropas em Santa Catarina
Corpo de Cadetes executa, pela primeira vez, o Módulo Escolar Tático com Tiro Real
23ª Brigada de Infantaria de Selva realiza exercício de tiro com obuseiros e morteiros
Fonte: 6ª Divisão de Exército