Operação Atlas realiza concentração estratégica de tropas

Operacionalidade

Publicado em 02/10/2025 14h50 | Atualizada em 02/10/2025 15h17

Comando de Operações Terrestres

A integração logística da Operação Atlas 2025 ocorreu no final de setembro em Boa Vista (RR), iniciando a montagem das estruturas de apoio. 

O exercício de campo em Roraima ocorrerá entre 2 e 10 de outubro. Contudo, o apoio logístico iniciou-se de forma antecipada para garantir a sustentação das forças. 

• Este adestramento avançado do Exército visa consolidar a prontidão logística, a mobilização e a interoperabilidade, fortalecendo a capacidade de defesa da Amazônia.

 Boa Vista (RR) – No final do mês de setembro, nas instalações do 1º Batalhão Logístico de Selva (1º B Log Sl), foi realizada a integração das tropas logísticas do Comando Logístico da Força Terrestre Componente (CLFTC) e da Base Logística Terrestre (BLT), no contexto do Exercício Conjunto Operação Atlas 2025.
 


Com a chegada das tropas do 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log) de Campo Grande (MS) e da 12ª Região Militar (12ª RM) de Manaus/AM, foi iniciada a montagem das estruturas do CLFTC e o desdobramento da BLT, estabelecendo a base para o apoio logístico das ações subsequentes durante a operação.
 

 

O exercício no terreno contemplará ações de tropas da Força Terrestre de todo o território nacional no estado de Roraima, no período de 2 a 10 de outubro de 2025. Entretanto, o apoio logístico foi iniciado de forma antecipada e se estenderá além desta janela, garantindo a preparação, a sustentação e a reversão das forças envolvidas.

Trata-se de um adestramento de nível avançado de todo o Exército Brasileiro, consolidando a prontidão logística, a mobilização, a interoperabilidade e a capacidade de defesa da Amazônia.
 


Acompanhe as ações do Exército na Operação Atlas

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

Fonte: Comando de Operações Terrestres

Conteúdo Relacionado