Operação Ágata combate crimes contra a fauna na Amazônia

Parceria com IBAMA

Publicado em 27/08/2024 09h00 | Atualizada em 28/08/2024 10h13

16ª Bda Inf Sl

Tefé (AM) – Na última semana, militares engajados na Operação Ágata Amazônia realizaram importantes ações no combate aos crimes contra a fauna. Durante as abordagens, foram resgatados um filhote de macaco-barrigudo e mais de 700 ovos de tartaruga.

Durante uma incursão de combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais na Amazônia Ocidental, um filhote de macaco-barrigudo foi encontrado em uma draga usada no garimpo ilegal. A força-tarefa, em parceria com o IBAMA, resgatou do animal.

Já na região do Vale do Javari, durante abordagem e inspeção de embarcações, militares da 16ª Brigada de Infantaria de Selva encontraram mais de 700 ovos de quelônio, destinados à venda em municípios locais. Também foram apreendidos armamento e munições e os condutores da embarcação foram autuados.

A Força-Tarefa mobilizada na Operação Ágata Amazônia segue atuando para preservar a fauna e a flora brasileira, combate crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços. 

Operação Ágata Amazônia
A Operação Ágata é coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.

As ações das Forças Armadas acontecem em coordenação com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal e a Secretaria Especial de Saúde Indígena.

 

Fonte: 16ª Brigada de Infantaria de Selva

Conteúdo Relacionado