Oficial brasileiro é destaque em Curso de Mergulho Especializado no Uruguai

Arma de Engenharia

Publicado em 06/12/2023 05h53 | Atualizada em 06/12/2023 14h28

Aditância do Exército no Uruguai

Montevidéu (Uruguai) – Oficial brasileiro é destaque no Curso de Buzo Especializado para Militares de la Arma de Ingenieros, realizado na Escuela de Ingenieros, Instituição do Sistema de Ensino do Exército Nacional Uruguaio (ENU). A diplomação do curso ocorreu no dia 24 de novembro de 2023.

O Curso teve a duração de cinco semanas e habilitou os novos mergulhadores à realização de planejamento e execução de manobras especializadas de engenharia em ambiente subaquático, tais como reconhecimentos, operações anfíbias, salvamento, demolições e emprego de equipamentos de mergulho autônomo, por meio da capacitação tática, técnica, física e psicológica.

Dos dezessete militares matriculados, após a aprovação nos testes prévios, apenas oito conseguiram concluir o Curso, dentre os quais o Capitão de Engenharia Kelson Leal Duarte Filho, da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, que alcançou o primeiro lugar na classificação geral.

A participação de militar brasileiro nesse curso é muito relevante, tendo em vista que o Exército Brasileiro não forma mergulhadores especializados em atividades da Arma de Engenharia. A partir de agora, o Cap Kelson está apto para aplicar e difundir os conhecimentos adquiridos junto ao Exército Uruguaio no âmbito do EB, contribuindo para a construção de uma doutrina sobre tão importante tema militar.

A seleção para o curso ocorreu no âmbito dos militares da Arma de Engenharia habilitados em espanhol e possuidores do Estágio de Mergulho a Ar e Resgate, realizado no Centro de Instrução de Operações Especiais ou do Curso de Mergulho Autônomo, da Marinha do Brasil.

Atividades como esta, além de incrementar a capacitação técnico-profissional, consolida a cooperação e reforça a integração entre ambas Nações, convergindo para o cumprimento dos Objetivos Estratégicos do Exército Brasileiro na Área Internacional.

Fonte: Aditância do Exército no Uruguai

Conteúdo Relacionado