Militares e civis comemoram o Dia do Soldado por todo o Brasil

Integração com a sociedade

Publicado em 28/08/2024 09h45 | Atualizada em 30/08/2024 11h21

Dia do Soldado em Curitiba (PR)

Brasília (DF) – A data de 25 de agosto marca o nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva (1803), o Duque de Caxias. No aniversário natalício do Patrono do Exército, é celebrado, em todo o Brasil, o Dia do Soldado. Fazem parte das comemorações as honras prestadas aos símbolos nacionais – como o Hino e a Bandeira Nacional –, a leitura da Ordem do Dia, execução da Canção do Exército, além da imposição de medalhas a pessoas que se destacaram pelos serviços prestados à Pátria. 

O projeto Soldado por um dia levou mais de 900 alunos e professores da rede municipal de Resende (RJ) para vivenciar parte da rotina e da formação do Cadete de Academia Militar das Agulhas Negras. Eles percorreram diversas instalações de ensino e conheceram parte do acervo histórico da Academia. Na Seção de Equitação, participaram de atividades relacionadas à equitação e hipismo, típicas da formação do cadete. Os visitantes também participaram de atividades na Seção de Educação Física, observaram alguns dos materiais militares empregados pela tropa e embarcaram em viaturas operacionais do Exército.

Encerrando as atividades, professores e alunos assistiram ao Avançar ao Rancho e almoçaram junto com os cadetes no Refeitório Aspirante Mega. A Cadete Novaes, natural de Resende, falou aos visitantes. “Eu me lembro que um dia, ainda criança, estive aqui na AMAN vivendo essa mesma experiência. Isso também me incentivou a retornar como Cadete”, afirmou a cadete de Intendência. A aluna Yasmin Vitória, da Escola Dona Mariúcha, falou que a visita foi uma experiência única para os estudantes. “Nunca mais vou esquecer esse dia muito legal na AMAN”, comentou.

Crianças participam do Projeto Soldado por um dia, na AMAN

Em Duque de Caxias (RJ), cidade que leva o nome do Patrono do Exército, uma formatura foi realizada na Fazenda São Paulo, onde nasceu o Marechal. O local também abrigou uma exposição de materiais de emprego militar, com demonstração do veículo blindado de combate Guarani e de adestramento de cães de guerra. Adultos e crianças visitaram a exposição e aprenderam mais sobre o Exército.

Em Niterói (RJ), o aniversário de 221 anos do Duque de Caxias foi celebrado pela Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército. Alunos e integrantes de diversos projetos sociais da cidade assistiram à formatura militar e, em seguida, visitaram o Forte do Gragoatá, onde conversaram com soldados e conheceram mais sobre as atividades e os equipamentos empregados pelo Exército.

Já na capital do estado, o destaque foi para as atividades realizadas no Panteão de Caxias, mausoléu que abriga os restos mortais do Patrono do Exército e de sua esposa. O monumento, localizado em frente ao Palácio Duque de Caxias, no Centro, é aberto a visitação de terça a sexta-feira, de manhã (10h a 12h) e de tarde (13h a 15h). 

Crianças visitam exposição em Duque de Caxias (RJ)

Em Curitiba, a turma de recrutas de 2024 prestou o juramento à Bandeira Nacional durante a celebração do Dia do Soldado. Em suas palavras, o Comandante da 5ª Divisão de Exército parabenizou os soldados. “Que, neste dia, o espírito do Pacificador, suas virtudes cívicas, seu respeito à lei e sua coragem moral inspirem todos os brasileiros para que se unam, a fim de fazer do Brasil o País que merecemos”, discursou o Comandante.

A diarista Daniele Aparecida da Silva acompanhou o juramento do filho e afirmou que, desde a sua incorporação no início do ano, o filho passou por uma mudança de comportamento. “Ele tem mais responsabilidade, a cabeça está mais firme. Agora está pensando como adulto”.O auxiliar de estoque Marcos Nascimento Fernandes também fez questão acompanhar o juramento do filho. O soldado Patrick Vieira Fernandes está realizando um sonho de seu pai. “Não tem como explicar, é muito emocionante! Meu filho tem sonhos que até então não tinha, não sabia o que queria da vida. Hoje ele sabe bem o que quer”, contou Marcos.

Dia do Soldado é celebrado na Amazônia

No Comando Militar da Amazônia, crianças do ensino fundamental vivenciaram um dia repleto de história e conhecimento, que permitiu aprender mais sobre a rotina militar e a importância da defesa da pátria. Já no Zoológico do CIGS, comemorou o Dia do Soldado com o evento Portões Abertos, que recebeu mais de 3 mil visitantes e arrecadou 2 toneladas de alimentos para a pessoas carentes da região. Além disso, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva marcou a data com uma grande cerimônia, com destaque para os soldados que receberem os braçais da Polícia do Exército e para as alunas do que se destacaram na Feira de Ciências do Sistema Colégio Militar. 

Já os alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo levaram atividades lúdicas e educativas aos estudantes da cidade, tratando de temas como patriotismo e cidadania. A diretora da escola Província de Nagasaki agradeceu a participação e disse que foi um dia memorável para as crianças. "O CPOR/SP trouxe às crianças a oportunidade de um contato mais próximo com os militares, guerreiros que cuidam da proteção do nosso país. Observar o sorriso e a contemplação das crianças ao verem os Alunos do CPOR deixará boas lembranças e incentivará, quem sabe, no futuro, elas a lutarem e protegerem a nação", afirmou. 

Compromisso à Bandeira Nacional, Londrina (PR)

Conhecidos como escolas de civismo, os Tiros de Guerra também comemoraram a data com distinta integração com a população local. Em Londrina (PR), a data foi escolhida para que os novos atiradores realizassem o Compromisso à Bandeira Nacional. Monitores e atiradores também falaram a estudantes do município, apresentando a rotina do Tiro de Guerra. 

O Dia do Soldado também foi celebrado nas aditâncias militares do Brasil no exterior. Em La Paz, o embaixador brasileiro presidiu a cerimônia, que contou com a presença do Comandante do Exército da Bolívia e convidados civis e militares de nações amigas. Em Georgetown, entre os convidados que prestigiaram a cerimônia, estavam oficiais das Forças de Defesa da Guiana que se formaram na Academia Militar das Agulhas Negras. Fruto também da diplomacia militar foi a inauguração de um busto de Duque de Caxias na Escola de Formação de Oficiais do Exército Nacional Uruguaio. Agora, o Patrono do Exército Brasileiro figura na Praça das Armas da Escola, que rende homenagem a heróis militares da América do Sul. 

Busto de Caxias é inaugurado na Escuela Militar de Uruguay

Veja também como foi o Dia do Soldado em Brasília (DF) e no Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado