Militares da Brigada de Infantaria Aeromóvel participam da Operação Ágata Amazônia

Companhia de Precursores

Publicado em 30/08/2024 15h38 | Atualizada em 02/09/2024 16h08

São Gabriel da Cachoeira (AM) – Em uma demonstração de operacionalidade e compromisso com a defesa da fronteira da Amazônia Ocidental, as Forças Armadas, por meio do Comando Conjunto UPIARA, e em cooperação com Agentes do IBAMA, intensificaram as ações contra o garimpo ilegal na região da Serra Caparro, na comunidade indígena Tunuí-Cachoeira, localizada no distrito de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro.

De 1º de agosto a 2 de setembro, militares da 2ª Companhia de Precursores foram empregados pela primeira vez desde sua criação na Brigada de Infantaria Aeromóvel, na Operação Ágata Amazônia 2024. Integrando o Destacamento de Precursores da Companhia de Precursores Paraquedista, os militares da Brigada de Infantaria Aeromóvel cumpriram missões de inteligência, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos, além do combate às atividades ilegais na faixa de fronteira.

Todas as atividades aconteceram em cooperação com agentes do IBAMA, resultando na obtenção de dados que contribuíram para detectar, localizar e desativar garimpos que causavam danos irreparáveis ao meio ambiente e à biodiversidade da Amazônia. O emprego do Destacamento de Precursores está inserido no contexto da Operação Ágata Amazônia 2024, por meio do Comando Conjunto UPIARA.

Além das ações cinéticas, o Destacamento de Precursores realizou um intenso treinamento, aprimorando suas habilidades em diversas áreas, como atendimento pré-hospitalar tático, manejo de explosivos, operação de zonas de pouso de helicópteros e aviões e combate em área urbana. A preparação constante garante a eficiência das operações e a segurança, em sinergia com as demais agências nacionais presentes.

O núcleo da 2ª Companhia de Precursores foi incorporado à Brigada de Infantaria Aeromóvel no dia 17 de julho de 2024. A inserção dos Precursores amplia as capacidades operacionais da Brigada Fornovo di Taro, possibilitando que a Grande Unidade Aeromóvel do Exército Brasileiro aumente seu poder de combate e suas possibilidades de emprego.

​​​​​​

Fonte: Brigada de Infantaria Aeromóvel

Conteúdo Relacionado