Soluções na área de defesa: jornada promove integração entre militares, universidades e empresas

Integração com a sociedade

Publicado em 30/09/2025 10h30 | Atualizada em 30/09/2025 11h17

Foto: Sd Brotto

  • A 2ª Jornada Defesa, Indústria e Academia (5ª DE) reuniu 60 participantes online para discutir avanços em inovação e integração de soluções tecnológicas para a Base Industrial de Defesa (BID), principalmente no Paraná e Santa Catarina, mas com representates de outros estados.

 

  • O evento celebrou a integração entre Defesa, Indústria e Academia, reunindo representantes da FIEP, FIESC, UTFPR e outros setores para buscar sinergia e cooperação.

 

  • O objetivo é criar um ecossistema para fortalecer a indústria nacional e o setor produtivo brasileiro, gerando soluções para a Defesa que beneficiem todas as partes envolvidas.

Curitiba (PR) – A 2ª Jornada Defesa, Indústria e Academia da 5ª Divisão de Exército reuniu cerca de 60 participantes em um evento on-line no dia 23, para discutir avanços na inovação tecnológica e integração de soluções para a Base Industrial de Defesa, principalmente nos estados do Paraná e de Santa Catarina. O evento reuniu também integrantes de outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Minas Gerais.


Na abertura do evento, o Comandante da 5ª Divisão de Exército (DE), General de Divisão Ricardo José Nigri, comemorou os avanços na integração do setor de defesa com as universidades e o setor produtivo. “Cada vez mais, temos a Ciência e a Tecnologia permeando todas as nossas atividades, e isso só é possível com a Defesa, a Indústria e a Academia, em todas as suas vertentes, voltadas para um objetivo comum, que é a proteção da nossa sociedade”, pontuou o general.


A programação contou com a participação da coordenadora de Prospectiva e Planejamento da FIEP, Laila Del Bem Seleme Wildauer; da Vice-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Prof. Dra. Vanessa Rasoto; do Chefe da Seção Técnica da Diretoria de Material de Engenharia, Tenente-Coronel Davi Lemos de Andrade; da coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a arquiteta Liciany Ribeiro, e da executiva do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa da FIESC, Dra. Luciane Camilotti.


Durante as palestras, foram expostos estudos de caso, demandas e iniciativas que promovem a integração entre os setores para fortalecer a indústria nacional na produção de tecnologias, bens e insumos para o setor de Defesa, mas que acabam também por alavancar outros setores. O objetivo da 2ª Jornada Defesa, Indústria e Academia foi criar um ecossistema para o surgimento de novas ideias e soluções para as demandas do setor de Defesa, com o apoio das universidades, para o fortalecimento do setor produtivo brasileiro.


O General de Divisão Veterano Robson Santana de Carvalho, gerente do escritório regional de Florianópolis do SisDIA, destacou que a jornada cumpriu sua finalidade de reunir os integrantes para buscar mais sinergia e cooperação. “Temos culturas e demandas próprias, mas temos conhecimentos que, unidos, podem encontrar soluções com benefícios para todas as partes. Que esta atividade seja um ponto de conexão para que a gente prossiga na missão no desenvolvimento de um Brasil melhor e de soluções para a área da Defesa”, concluiu o general.

Veja também:

IME e UFPE assinam acordo de desenvolvimento científico e tecnológico

Brigada de Infantaria Blindada recebe estudantes em intercâmbio acadêmico

Exército integra academia, governo e indústria no 2º Fórum de Gestão de Inovação

Exército amplia diálogo sobre o campus IME Manaus com sociedade civil e instituições de fomento

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

Fonte: 5ª Divisão de Exército

Conteúdo Relacionado