Colégios Militares participam dos Jogos Regionais - Notícias
Colégios Militares participam dos Jogos Regionais
Esporte e integração
DEPA
Rio de Janeiro (RJ) – Os Jogos Regionais 2024 do Sistema Colégio Militar do Brasil reuniram mais de dois mil alunos, entre os dias 14 e 20 de julho. O evento foi uma oportunidade valiosa para os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio dos Colégios Militares demonstrarem suas habilidades atléticas e desenvolverem atributos essenciais para o crescimento pessoal e estudantil.
Os Jogos abrangeram as modalidades hipismo, atletismo, pentatlo moderno, xadrez, vôlei, futsal, basquete, handball, natação, orientação e judô. Cada aluno teve a chance de competir nas áreas que melhor correspondem aos seus interesses e talentos, tanto individuais quanto coletivos. Neste ano, a novidade foi a divisão dos 15 colégios militares em cinco regiões, o que facilitou a organização e a presença do público, além do aumento do número de participantes nas modalidades individuais.
Durante as competições, dois novos recordes foram estabelecidos no atletismo. A aluna Nicole Herdy, do Colégio Militar de Curitiba, conquistou o índice de 2’24’’25 nos 800 metros rasos. “Estava muito nervosa, trabalhei muito para isso. Estava treinando para quebrar esse recorde. Sabia que as outras garotas também estavam se esforçando. Mas no final da corrida, puxei mais um pouco e consegui”, revelou a aluna Nicole.
Já a aluna Luiza Barbosa, do Colégio Militar de Salvador, estabeleceu novo recorde nos 400 metros rasos. Ela terminou a prova com o tempo de 1’00”97. “Isso aqui é algo que eu faço todo dia e que me diverte. É um sonho olímpico para mim, para a minha família. É tudo o que pedi a Deus, então estou muito feliz com esse recorde”, comentou a aluna Luiza Barbosa.
Novas modalidades
Uma novidade desta edição foi a inclusão do futebol de salão feminino. As atletas estrearam com entusiasmo, demonstrando não apenas habilidades técnicas, mas também um forte senso de equipe e camaradagem. A vibração nas arquibancadas foi perceptível, com torcedores e colegas de equipe apoiando cada lance e cada gol.
A aluna Melissa, do Colégio Militar de São Paulo, falou sobre a experiência. “Eu acho muito importante estarmos aqui no futebol feminino. Dizem que o futsal não é um esporte de mulher, mas eu não concordo, porque menina pode participar de qualquer esporte”, reforçou.
Cultura e Valores
Os Jogos Regionais dos Colégios Militares também incluíram um momento vibrante para as expressões culturais únicas de cada região do Brasil. Realizados em cinco sedes ao redor do país, as apresentações artísticas enriqueceram a experiência dos participantes e do público.
Além do incentivo à prática esportiva, os Jogos Regionais também cultivam valores como camaradagem, perseverança, determinação e respeito, essenciais não apenas para o sucesso no esporte, mas também para toda a vida. Isso ajuda os alunos na superação de desafios, no trabalho em equipe e na persistência diante das dificuldades.
É importante ressaltar que os Jogos Regionais não substituíram os Jogos da Amizade. A diferença é que os Jogos Regionais acontecem em anos pares, enquanto os Jogos da Amizade ocorrem em anos ímpares. Em 2025, os Jogos da Amizade estarão de volta!
Clique e veja os depoimento dos alunos sobre suas trajetórias no esporte.
Fonte: Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, por Ten Patrícia Teixeira