Instituto do Exército é destaque em avaliação nacional da Comissão Nacional de Energia Nuclear - Notícias
Instituto do Exército é destaque em avaliação nacional da Comissão Nacional de Energia Nuclear
Ciência, tecnologia e inovação
Departamento de Ciência e Tecnologia
• O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) recebeu destaque em avaliação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), durante a Reunião da Rede de Metrologia das Radiações Ionizantes (RMRI), por sua expertise em Defesa e Segurança.
• O Laboratório de Calibração Gama (LCG) obteve o primeiro lugar nos Ensaios de Proficiência em “Kerma no ar” (Cs-137 e Co-60), superando grandes universidades e centros de pesquisa.
• A participação na RMRI e os serviços de calibração do LCG são estratégicos para o Exército Brasileiro, garantindo a prontidão das tropas e fomentando a excelência metrológica nacional.
Rio de Janeiro (RJ) – Em 27 e 28 de agosto, foi realizado pelo Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a Reunião da Rede de Metrologia das Radiações Ionizantes (RMRI). Durante o encontro, o Laboratório de Calibração Gama (LCG), do Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN), recebeu destaque por sua contribuição com conhecimentos especializados nas áreas de Calibração e Metrologia aplicadas à Segurança e à Defesa.
Participação em atividades de alta relevância para o contexto da Defesa Radiológica e Nuclear
Durante os dois dias de reunião, o LCG contribuiu ativamente nas discussões, envolvendo atividades de alta relevância para a comunidade metrológica, tais como a revisão do documento sobre Metrologia Legal, a ser submetido o Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO); a manutenção das Capacidades de Medição e Calibração (CMC) da RMRI; e a padronização dos modelos de certificados de calibração para monitores de área.
Destaque nos resultados dos Ensaios de Proficiência
Os resultados obtidos pelo LCG nos Ensaios de Proficiência em “Kerma no ar”*1, envolvendo feixes de Césio-137 (Cs137) e Cobalto-60 (Co60), utilizados para fins de radioproteção, foram novamente destacados.
O Laboratório do Exército obteve o primeiro lugar entre os laboratórios avaliados (grandes universidades e centros de pesquisa), apresentando, no exercício de Intercomparação, os resultados dos parâmetros de avaliação (coeficiente de calibração NK) mais próximos da medição de referência realizada pelo LNMRI — órgão responsável pela guarda e disseminação dos padrões nacionais das unidades do Sistema Internacional (SI), e integrante da Rede de Laboratórios de Dosimetria Padrão Secundário (SSDL Network) da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).
*1 medida de energia cinética inicial de todas as partículas carregadas liberadas por partículas ionizantes não carregadas em uma massa definida de ar.
Importância Estratégia do LCG para o Exército Brasileiro
O LCG presta serviços de calibração de monitores de radiação ao Exército Brasileiro — atividade essencial para o funcionamento preciso desses equipamentos e, consequentemente, para a prontidão das tropas especializadas. A participação do IDQBRN na RMRI reafirma o papel estratégico do Exército no fomento à ciência e à tecnologia, promovendo a integração entre instituições e incentivando a excelência em medições metrológicas, fundamentais para a segurança, a defesa e o desenvolvimento do Brasil.
Saiba mais:
Exército capacita militares na Operação Catrimani II em Manaus
Exército participa de evento internacional com a Organização para Proibição de Armas Químicas
Exército capacita militares e civis para atuação em emergências QBRN
Participação no Encontro Internacional contra Ameaças QBRN
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: Departamento de Ciência e Tecnologia