Sistema de Saúde do Exército avança em diversas áreas

Inovação

Publicado em 17/09/2024 09h20 | Atualizada em 17/09/2024 11h13

Nova UTI do Hospital Militar de Área de Porto Alegre

Brasília (DF) – Neste ano, o Sistema de Saúde do Exército avançou em diversas regiões do país, promovendo o aperfeiçoamento de seus quadros profissionais, modernizando procedimentos e instalações e inaugurando unidades de tratamento avançado. 

Em Resende, foi inaugurado o Centro Cirúrgico do Hospital Militar. Após passar por uma ampla reforma, a nova área de cirurgia está apta a levar aos pacientes as mais modernas técnicas de saúde. O novo Centro Cirúrgico conta com 25 salas, sendo duas de cirurgias simultâneas, uma sala de recuperação anestésica, dois quartos de enfermaria, além de área administrativa e outros espaços. 

Com a nova estrutura, parte significativa das cirurgias que os médicos do Hospital Militar de Rezende vinham realizando em hospitais conveniados poderão ser conduzidas no próprio hospital. A unidade realiza cirurgias das especialidades vascular, ortopédica, otorrino, dermatológica, entre outras. 

O Comandante Militar da 1ª Região, ressaltou os benefícios do projeto. “Toda atividade realizada no âmbito da saúde visa a dois aspectos, ganhar potencialidade e novas autonomias, além de gerar economia para o sistema. Essa obra atende esses dois preceitos básicos”, concluiu o General de Divisão Pontual.

No Hospital Geral de Curitiba, foram concluídas as obras de adequação das novas enfermarias. Os quartos foram transformados em semi-leitos e passaram a contar com isolamento acústico. Além disso, o setor de nutrição e dietética foi renovado e foram implementadas melhorias na estrutura hidráulica e elétrica. Em 2024 o Hospital completa 100 anos de existência. 

Além disso, foi reestruturada a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Militar de Área de Porto Alegre. Com dez leitos, a nova UTI oferece suporte a pacientes clínicos e de pós-operatório de cirurgias de média e alta complexidade. Os leitos são mobiliados com camas elétricas, monitores, bombas de infusão e ventiladores dos mais modernos, visando oferecer toda a segurança necessária durante a internação. Há também um leito especial, estruturado como isolamento aéreo, acesso individualizado e sistema próprio de refrigeração e ventilação. Esse leito atende às normativas de segurança relativas ao tratamento de patologias infectocontagiosas. O novo espaço oferece mais conforto ao paciente e seus familiares, levando mais conforto e bem-estar e acolhimento durante o tratamento médico. 

Já em Fortaleza, o Hospital Geral realizou com sucesso o primeiro tratamento endoscópico para divertículo de Zenker. O tratamento cirúrgico endoscópico ganhou espaço nas últimas décadas, por ser uma alternativa eficaz, pouco invasiva e com menor morbidade. A primeira cirurgia desse tipo na guarnição de Fortaleza aconteceu no dia 25 de julho, o Dia do Endoscopista, e representa um avanço no tratamento de condições complexas do trato digestivo superior. Neste ano, também tiveram início as cirurgias para implante de marcapasso.

A Tenente-Coronel Ana vem liderando a equipe do Hospital em seu compromisso com a inovação, capacitação médica e aprimoramento dos quadros profissionais. “Aprendemos muito com a realização desta cirurgia e continuaremos a implementar melhores práticas e aprimoramentos para beneficiar todos os pacientes que utilizam os serviços de saúde oferecidos à Família Militar. O divertículo de Zenker é uma condição desafiadora que pode afetar severamente a qualidade de vida dos pacientes, causando dificuldade para engolir, regurgitação de alimentos e outros sintomas debilitantes. A decisão de realizar este procedimento minimamente invasivo reflete o nosso compromisso em oferecer cuidados de saúde de excelência e inovação contínua”, relatou a Diretora do Hospital. 

O Exército Brasileiro busca ativamente fortalecer o seu sistema de saúde, garantindo que cada soldado e sua família recebam a assistência médica de qualidade nos momentos de necessidade. No último mês, o Comandante do Exército esteve presente no Hospital Geral de Belém, onde acompanhou as iniciativas de modernização e levantou as necessidades médicas da região. Ele também esteve no Hospital das Forças Armadas, em Brasília (DF), verificando os trabalhos realizados e conversando com pacientes e especialistas em saúde. 

 

Fonte:

Conteúdo Relacionado