Projeto busca inserção profissional de jovens em Natal

3° Simpósio do Projeto Soldado Cidadão

Publicado em 22/09/2024 09h00 | Atualizada em 22/09/2024 09h07

Sgt Lopes e Sd Barbalho

Natal (RN) – Soldado Cidadão é um projeto social do Ministério da Defesa que oferece cursos de capacitação técnico-profissional a militares temporários. O objetivo é contribuir para a inserção efetiva desses jovens no mercado de trabalho após concluírem o serviço nas Forças Armadas. Na guarnição de Natal, o 3° Simpósio do Projeto Soldado Cidadão reuniu instituições de capacitação profissional da região para garantir que os soldados do Exército sigam progredindo em suas carreiras. 

O Simpósio aconteceu no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS), órgão voltado ao desenvolvimento tecnológico e aperfeiçoamento profissional. A iniciativa reuniu representantes do Senai-RN, Sest-Senat-DF, Senar-MS, Senac-PE, Cetam, Sesi-BA, entre outros parceiros, que debateram sobre educação profissionalizante, avaliaram projetos de cooperação bem-sucedidos e levantaram novas oportunidades para expandir e consolidar parcerias.

O assessor do Programa explicou que a missão do Projeto Soldado Cidadão é qualificar para empregar o militar temporário. “Este simpósio já é o terceiro em Natal-RN e é importante porque estamos juntando 20 estados e mais de 44 instituições. Aqui, trocamos ideias sobre como podemos melhorar o projeto, buscar novas parcerias, boas práticas, passar para o pessoal o que está dando certo e, com isso, melhorar o Projeto Soldado Cidadão”, comentou o Coronel Fernando Ramiro Teixeira Monteiro de Castro.

Emerson Batista, coordenador do Senai-RN, também falou sobre o impacto do Projeto na vida dos jovens. “Antes, muitos militares, quando concluíam o serviço militar, saiam como ex-militares. Hoje, a maioria já sai formado, capacitado pelo SENAI, nos melhores cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Inclusive, se destacam participando de cursos técnicos”, afirmou. Ele também comentou sobre o diferencial da experiência no Exército para o perfil desses profissionais. “Hoje ele não é apenas um ex-militar. Junto com todo o profissionalismo militar, a hierarquia e a disciplina que o acompanha ao longo de sua vida; ele é um profissional preparado e disponível para a indústria”, enfatizou o coordenador do projeto pelo Senai-RN.

O Simpósio foi coordenado junto a representantes do Comando de Operações Terrestres, dos Comandos Militares de Área e do Assessor de Gestão Organizacional do Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

O Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Klauber Rogério Candian, agradeceu o Senai-RN e empresas parceiras, ressaltando a importância dessas colaborações para o sucesso do Projeto Soldado Cidadão. Ele também desejou sucesso aos participantes do simpósio e destacou o papel do Soldado Cidadão na qualificação profissional dos soldados para o mercado de trabalho civil.

Projeto Soldado Cidadão
Lançado oficialmente em 2004, o Projeto Soldado Cidadão já beneficiou mais de 260 mil jovens por todo o país. A execução das atividades envolve organizações militares e entidades civis de ensino profissionalizante, entre elas as pertencentes ao Sistema S. Por meio da iniciativa, militares participam de cursos em áreas como telecomunicações, eletricidade, automobilística, comércio e varejo, alimentação, construção civil, conservação e zeladoria, informática e ensino profissional marítimo. Além da capacitação profissional, são ministrados módulos de cidadania, empreendedorismo e sustentabilidade. Os cursos são ofertados de acordo com a demanda dos mercados de trabalho regionais e a partir da preferência dos jovens que participam do Projeto.

 

Fonte: 7ª Brigada de Infantaria Motorizada

Conteúdo Relacionado