1° Seminário de Integração dos Exércitos Sul-Americanos debate temas de Defesa - Notícias
1° Seminário de Integração dos Exércitos Sul-Americanos debate temas de Defesa
Diplomacia militar
ST Edmilson
Brasília (DF) – Representantes de nove países estão reunidos em Brasília para debater temas relacionados à Defesa, durante o I Seminário de Integração dos Exércitos Sul-Americanos. O evento foi aberto neste dia 28 de outubro, no Quartel-General do Exército, com presença do Comandante da Força, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
O seminário, conduzido pela 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME) com participação de palestrantes militares e civis, tem como objetivos a abordagem de aspectos de interesse dos exércitos da América do Sul nos variados campos referentes à Defesa, respeitando a individualidade de cada país, além de estreitar os laços entre os militares. Ao lado de militares brasileiros, participam do encontro oficiais da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.
A busca pela interoperabilidade e o compartilhamento de experiências são alguns dos focos da atividade enfatizados pelo General Tomás. “O Exército Brasileiro dedica especial importância ao campo da diplomacia militar, o que facilita interações futuras. Com esse seminário, materializamos o comprometimento com a cooperação entre os exércitos e o propósito de estabelecer um fórum de debates sobre assuntos comuns na área de Defesa”.
O Chefe do EME, General de Exército Richard Fernandez Nunes, ressaltou que “o seminário pode clarear uma série de aspectos relacionados à agenda de Segurança e Defesa, que ficou muito segmentada e voltada para assuntos de natureza interna dos países; temos que pensar grande e entender que a defesa de um país demanda muito mais conhecimentos, e que a integração de visões distintas entre países tão próximos é fundamental”.
A pauta de debates inclui temas em consonância com a conjuntura mundial, como os possíveis impactos na Defesa causados por ameaças emergentes; conflitos bélicos e tecnologia; cibernética e o lugar da América do Sul no contexto da competição estratégica global. A palestra de abertura foi realizada pelo Embaixador Marcelo Paz Saraiva Câmara, Diretor do Departamento de Assuntos Estratégicos, de Defesa e de Desarmamento. Segundo ele, “do ponto de vista das Relações Exteriores, esta é uma atividade de grande importância e um desdobramento natural de outros eventos de integração com vizinhos sul-americanos promovidos recentemente na esfera governamental”.
O seminário também contou com palestrantes do Instituto Meira Mattos – Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, da Escola Superior de Defesa e do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, dentre outros. O General de Brigada Edgar Roberto Aguirre Moreno, do Exército Paraguaio, salientou que “é muito importante a integração entre os exércitos e a oportunidade de compartilhar informações sobre problemas modernos e ameaças emergentes, como terrorismo, ataques cibernéticos e mudanças climáticas”.
O encontro prossegue até o próximo dia 1º de novembro. A programação também inclui atividades no 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, onde ocorrerá um apronto operacional e apresentação da viatura blindada Guarani, além de uma demonstração do Sistema Astros que acontecerá no Comando de Artilharia do Exército, em Formosa (GO).
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército