I Jornada de Estudos Estratégicos debate consequências das mudanças climáticas na Região Nordeste

Núcleo de Estudos

Publicado em 07/04/2025 09h18 | Atualizada em 11/04/2025 16h04

CMNE

Recife (PE) - O Comando Militar do Nordeste (CMNE), por meio do seu Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE), realizou a I Jornada de Estudos Estratégicos, nesta quarta-feira, dia 2 de abril, no Auditório do Quartel-General Forte Guararapes, sede do Exército na Região Nordeste.

O evento teve como tema: “As consequências das mudanças climáticas na Região Nordeste e as implicações para a Defesa”, e contou com a participação de autoridades civis e militares, assim como convidados dos setores que compõe a tríplice hélice: governo, setor produtivo (indústria e comércio) e academia. 

A Jornada de Estudos Estratégicos visa colaborar com a disseminação da cultura de Defesa e Segurança na sociedade brasileira, além de procurar estimular a discussão acerca de um tema de grande relevância na atualidade.

Na Jornada, foram discutidos os desafios das mudanças climáticas para Defesa Nacional, considerando os cenários mundial e nordestino, destacando as consequências para o estado de Pernambuco, bem como, as necessárias estratégias de mitigação e adaptação. 

Palestrantes Convidados:
Coronel da Reserva do Exército Brasileiro HELDER DE BARROS GUIMARÃES (Doutor e Assessor de Meio Ambiente do Comando Militar do Nordeste)

Doutora ANA LUIZA FERREIRA (Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha) 

Doutora FRANCINETE FRANCIS LACERDA (Pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA) 

Engenheiro THOMAS KISS (Líder do Hub ODS do Pacto Global da ONU em Pernambuco) 

Doutor PAULO GAMA (Diretor de Negócios do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - IATI) 

Fonte: Comando Militar do Nordeste

Conteúdo Relacionado