Homenagem na Itália aos militares que tombaram durante a II Guerra Mundial - Notícias
Homenagem na Itália aos militares que tombaram durante a II Guerra Mundial
Coesão
Aditância de Defesa do Brasil na Itália/MNMSGM
Pistóia (Itália) – No dia 2 de novembro de 2025, em cerimônia realizada no Monumento Votivo Militar Brasileiro (MVMB), foi prestada justa homenagem aos militares das Forças Armadas brasileiras que faleceram durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante a cerimônia, foi destacado o esforço dos militares brasileiros que, juntamente com as tropas aliadas e italianos, combateram pela liberação da Itália, no contexto da Segunda Guerra Mundial. Durante a Campanha na Itália, os mortos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foram sepultados no então Cemitério Militar Brasileiro de Pistóia, onde permaneceram até 1960, quando foram trasladados para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), no Rio de Janeiro (RJ).
A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Brasil na Itália, San Marino e Malta, Sr Renato Mosca de Souza, e contou com a presença de autoridades civis e militares italianas, dos Adidos Militares brasileiros na Itália, do Diretor do MNMSGM, Coronel, Nemuel, de associações de ex-combatentes e civis brasileiros e italianos.
Coletânea de fotos dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira
Veja o que virou notícia durante as celebrações dos 80 anos da FEB pelo Brasil
Concurso 80 anos da FEB: fotos e vídeo vencedores
Emoção e respeito ao legado marcam formatura do Dia do Veterano
Homenagens marcam despedida do Capitão Elmo Diniz, aos 103 anos
Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial celebra aniversário de inauguração
Fonte: Aditância de Defesa do Brasil na Itália