Herói da FEB é homenageado em seu aniversário - Notícias
Herói da FEB é homenageado em seu aniversário
Reconhecimento
5ª RM
Curitiba (PR) – Ao completar 101 anos de idade, o Major Antonio Ribeiro da Silva, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), recebeu em sua casa uma homenagem do Exército Brasileiro, marcando o reconhecimento da Instituição pelos seus feitos heroicos nas Batalhas de Monte Castelo e Montese.
Nascido em 30 de junho de 1923, o então 3º Sargento da Arma de Infantaria ainda guarda lembranças da sua passagem pela Segunda Guerra Mundial “Eu estava próximo do Aspirante Mega quando ele foi atingido por uma granada. Mesmo ferido, ele nos motivou a lutar”, relembrou o ex-combatente.
A cerimônia teve início com o toque de presença de ex-combatente, seguido pela canção do expedicionário. Na ocasião, o Senhor Antonio Ribeiro recebeu a Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira. Na sequência, a Banda de Música da 5ª Divisão de Exército homenageou o pracinha com a música “Parabéns a você” que foi cantada por seu filho, Coronel Veterano João Batista Kury da Silva e familiares; bem como pelos vizinhos, amigos e demais presentes.
A homenagem contou com as presenças do General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante da 5ª Divisão de Exército, do General de Brigada Ivan Alexandre Corrêa Silva, Comandante da 5ª Região Militar, do General de Brigada Erlon Pacheco da Silva, Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, e da Senhora Rachel Madureira Regnier, Presidente da Legião Paranaense do Expedicionário.
A reverência ao Sr Antonio Ribeiro da Silva se estende a todos os integrantes da FEB, que atuaram na Itália, defendendo os mais caros valores da democracia.
Pelotão do Aspirante Mega na conquista de Montese
Durante o embate do dia 14 de Abril de 1945, o Pelotão do Aspirante Mega, integrante do Primeiro Escalão de ataque do Regimento Sampaio, tinha por objetivo a conquista da Cota 778. No avanço de sua fração, realizou lances vitoriosos por entre fogos de fuzil e granadas, a fim de minar a resistência inimiga.
Nas proximidades de Serretto, ao pé de Montese, o militar, recém egresso da Escola Militar de Realengo, preparou seus homens para avançarem sobre o adversário que ocupava uma casamata. Neste instante, o Comandante da fração foi atingido por estilhaços. Antes de seu último suspiro de vida, o Aspirante Mega motivou seus subordinados a continuarem o combate. “A minha morte nada significa diante do que vocês ainda tem por fazer. Prossigam na luta”!
Fonte: 5ª Região Militar