Há 80 anos a FEB conquistava Monte Prano - Notícias
Há 80 anos a FEB conquistava Monte Prano
Jornadas de combate
Brasília (DF) – Na esteira das primeiras vitórias da Força Expedicionária Brasileira durante a Campanha da Itália, os pracinhas libertaram Monte Prano há 80 anos, em 26 de setembro de 1944. Foram seis jornadas de combates até a expulsão dos nazistas daquela localidade.
Após as conquistas de Massarosa (16 de setembro) e Camaiore (18 de setembro), o Comandante da Infantaria Divisionária, General Euclydes Zenóbio da Costa, emitiu a Ordem Geral de Operações nº 6, na qual externava a intenção de conquistar Monte Prano, com o objetivo de enfraquecer o dispositivo defensivo inimigo.
Entre os dias 21 e 26 de setembro de 1944, canhões e carros de combate americanos realizaram a base de fogos para reduzir a resistência alemã. Nos dois últimos dias, proporcionaram a cobertura para a ação de patrulha do pelotão comandado pelo Tenente Mário Cabral de Vasconcelos, do 6º Regimento de Infantaria. Na tarde de 26 de setembro, as tropas alemãs abandonaram a posição e Monte Prano foi tomada pelos brasileiros. Durante os combates, a FEB registrou cinco mortos e 17 feridos.
No cume do Monte Prano (1.221 metros de altitude), foi fincada uma cruz branca, em memória aos pracinhas brasileiros que liberaram a vizinha localidade de Camaiore, fato ocorrido em 18 de setembro de 1944. As primeiras ações de combate da FEB, iniciadas em 16 de setembro de 1944 com a conquista de Massarosa, duraram pouco mais de dez dias e proporcionaram um avanço de 18 km no interior do território controlado pelos alemães na Itália.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército