Forças Armadas ativam Comando Conjunto Marajoara para ações de segurança na COP 30

Planejamento integrado

Publicado em 18/06/2025 10h00 | Atualizada em 19/06/2025 11h56

Comando Militar do Norte

Belém (PA) – Em uma demonstração de prontidão e capacidade operacional, o Ministério da Defesa, em coordenação com a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, ativou no dia 9 de junho, no auditório do Comando Militar do Norte, o Comando Operacional Conjunto Marajoara. A estrutura será responsável por coordenar as ações de segurança e defesa durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), prevista para novembro deste ano, em Belém.


 

União estratégica das três Forças

A ativação do Comando Conjunto marca o início do planejamento integrado que envolverá mais de 70 militares das três Forças Armadas. A iniciativa reforça a capacidade do Brasil em prover segurança em eventos de grande magnitude internacional.

Vamos atuar de forma conjunta, onde a união das três forças vai potencializar os efeitos das atividades operacionais de segurança e defesa durante este grande evento diplomático”, destacou o General de Exército Vendramin, comandante do Comando Conjunto Marajoara.


 

Emprego temporário com foco em segurança

O Comando Conjunto será ativado temporariamente, entre os dias 4 e 23 de novembro, atuando em ações específicas de segurança dos eventos vinculados à COP 30. O Exército Brasileiro foi designado pelo Ministério da Defesa para estruturar e liderar o Comando, que contará com o apoio de órgãos de segurança pública e demais instituições envolvidas na organização do evento.

Forças Especializadas para missões estratégicas

Durante a conferência, serão empregadas diversas capacidades especializadas do Ministério da Defesa, como defesa antiaérea, defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN), guerra eletrônica com ênfase em defesa antidrone, defesa cibernética, ações de contraterrorismo, escoltas motorizadas e inteligência militar.

Esses meios compõem as Forças de Emprego Estratégico, projetadas para atuar em cenários complexos com alto nível de exigência operacional.

Preparação e dissuasão

A ativação do Comando Conjunto Marajoara cumpre a Portaria Nº 2.263 do Ministério da Defesa e reafirma a capacidade das Forças Armadas de atuar em sinergia, com elevado grau de preparo, dissuasão e coordenação interagências, contribuindo para a segurança de um dos eventos mais relevantes do cenário internacional contemporâneo.

 

Veja também:

Comando Militar do Norte promove integração entre agências para receber COP-30

Seminário em Belém discute segurança e defesa da Amazônia Oriental

 

 

Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

Fonte: Comando Militar do Norte

Conteúdo Relacionado