FEB é tema de exposição no Rio de Janeiro

O Brasil na Segunda Guerra Mundial

Publicado em 08/07/2024 09h45 | Atualizada em 08/07/2024 10h07

DPHCEx

Rio de Janeiro (RJ) – A mostra “E a Cobra Fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial”, organizada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e o Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana, está aberta à visitação até o dia 10 de agosto no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro.

A mostra é composta por um amplo material organizado pelo Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana (MHEx/FC). No local, é possível conferir fotos, réplicas de uniformes, condecorações, plaquetas de identificação, selos comemorativos, áudios, filmes, entre outros, que contam a heroica trajetória da FEB na Segunda Guerra Mundial. Em “E a Cobra Fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial””, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a participação do Brasil na grande guerra, sob a perspectiva dos pracinhas.

A inauguração da exposição contou com a presença ilustre da filha do Sargento Max Wolff Filho, Hilda Della Nina. Ao relembrar os feitos do pai, morto em batalha durante a Segunda Guerra, Hilda comentou sobre a importância da exposição para que as memórias do militar e de outros sejam perpetuadas. “Essa exposição é importante para a consolidação da figura do herói brasileiro, não apenas do meu pai, como de todos os demais que estavam na Itália. Aqui temos uma visão geral de tudo o que aconteceu. Os participantes, inclusive as escolas e as crianças, poderão acompanhar a história ao vivo com fotos, dizeres e informações esclarecedoras”, falou.

80 anos da FEB
A Força Expedicionária Brasileira (FEB) surgiu no contexto da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil, ao lado dos aliados, uniu-se contra o movimento Nazifascista. Mais de 25 mil homens e mulheres partiram do Brasil para juntos lutarem nos campos de batalha italianos, deixando um legado de coragem, ousadia e heroísmo.

Este ano, o Exército Brasileiro comemora os 80 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Para marcar as comemorações, foi lançada a Campanha FEB 80 anos – Heróis sempre lembrados.

Serviço
Exposição: E a Cobra Fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial
Curadoria: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.
Visitação: De 26 de junho a 10 de agosto de 2024
Local: Centro Cultural Correios RJ. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro RJ.
Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada: Gratuita
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes.

 

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército

Conteúdo Relacionado