Exército trabalha para restabelecer as atividades no Rio Grande do Sul

Operação Taquari 2

Publicado em 23/05/2024 09h57 | Atualizada em 23/05/2024 11h20

9º RCB

Eldorado do Sul (RS) – O Exército Brasileiro trabalha em todo o estado do Rio Grande do Sul buscando o restabelecimento das atividades em mais de 460 municípios gaúchos. Em Eldorado do Sul, militares da Força-Tarefa 9º Regimento de Cavalaria Blindado, que integra a Operação Taquari, atuam no auxílio às comunidades afetadas pelas enchentes.

Na fase de resposta ao desastre, a tropa atuou prioritariamente nas ações de busca e salvamento, remoção de vítimas para primeiro atendimento no Hospital de Campanha e distribuição de alimentos e água potável.

Agora, em uma nova fase da operação, os militares trabalham nas ações de restabelecimento, que envolvem remoção de escombros e desobstrução de vias de acesso, limpeza e descontaminação de edificações e instalações, promoção de ações de saúde e de apoio ao restabelecimento do serviço de saúde e apoio à regularização de serviços básicos de educação.

Neste contexto, foi realizada a limpeza e a reorganização dos prédios que compõem a Escola Municipal de Educação Infantil Geise Mery Vieira Gonçalves. Posteriormente, em coordenação com a Defesa Civil, os militares utilizaram essas mesmas instalações para a distribuição de donativos, além de prestação de atendimento médico e assistência religiosa.

Operação Taquari 2
O Exército Brasileiro atua desde o dia 30 de abril no apoio à população gaúcha que sofre com as enchentes no estado. Entre as principais ações, estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos, implantação e operação de Hospitais de Campanha, distribuição de centenas de toneladas de refeições, mantimentos, medicamentos e milhares de litros de água potável. Confira o balanço da Operação.

 

Fonte: 9º Regimento de Cavalaria Blindado

Conteúdo Relacionado