Exército resgata e liberta 96 tracajás na região amazônica

Defesa do meio ambiente

Publicado em 28/12/2023 09h20 | Atualizada em 04/01/2024 10h18

Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva

Tabatinga (AM) – Militares do Comando de Fronteira Solimões resgataram e libertaram 96 cágados tracajás. Durante missão de apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), na quinta-feira, 21 de dezembro, os militares encontraram uma canoa suspeita, abandonada às margens do Rio Ituí. Ao inspecionar a embarcação, a equipe encontrou os animais aprisionados. Nenhuma pessoa foi avistada no local.  

Após verificarem que todos os animais estavam em bom estado de saúde, os agentes da FUNAI, juntamente com os militares do Exército,  procederam à imediata soltura dos tracajás, conforme prevê a legislação vigente. Os tracajás são cágados típicos da região amazônica, que sofrem com a caça predatória e irregular. 

Operação Itaquaí

O apoio do Exército à FUNAI na patrulha de rios e terras indígenas é parte da Operação Itaquaí. Seu objetivo é a fiscalização e controle das terras indígenas no Vale do Javari, a fim de prevenir crimes ambientais e prover mais segurança para a população indígena. A presença da Força Terrestre na Amazônia Ocidental evidencia a prontidão operacional do Exército e o seu compromisso com a proteção da Amazônia, dos povos indígenas e do meio ambiente.

Fonte: CFSOL/8º BIS

Conteúdo Relacionado