Exército reforça atendimento a pacientes de dengue em Belo Horizonte - Notícias
Exército reforça atendimento a pacientes de dengue em Belo Horizonte
Apoio à saúde
4ª Região Militar
Belo Horizonte (MG) – O Exército Brasileiro, por intermédio da 4ª Região Militar, está apoiando a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte nas ações de atendimento a pacientes de dengue. Os militares designados estão auxiliando na recepção, triagem, orientação aos pacientes, no auxílio na busca de resultados de exames laboratoriais, dentre outras atividades. O apoio atende a uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde para organização interna de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a fim de potencializar e agilizar o atendimento.
Com o aumento de casos de dengue confirmados e em investigação em Belo Horizonte, a capital entrou em um cenário de epidemia de dengue. Os dados mais recentes mostram que, atualmente, a incidência é de cerca de 484,6 casos por 100 mil habitantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), taxas acima de 300 casos por 100 mil habitantes já configuram, formalmente, uma situação epidêmica.
Outros apoios
Desde o dia 31 de janeiro, o Exército também reforça as ações conduzidas pelo Governo do Distrito Federal no combate à dengue com 247 militares atuantes em quatro frentes: na aplicação de ultra baixo volume (UBV), conhecido como fumacê; no trabalho de campo, com visitas domiciliares e inspeções, atuando como reforço aos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde; na condução de ambulâncias em apoio ao atendimento médico emergencial; e no empréstimo de camas de campanha em tendas de atendimento médico.
Fonte: 4ª Região Militar