Exército promove debates sobre proteção de infraestruturas críticas em Natal

Integração com a sociedade

Publicado em 05/08/2025 10h50 | Atualizada em 05/08/2025 13h53

7ª Brigada de Infantaria Motorizada

Natal (RN) – A 7ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou, em Natal (RN), a I Jornada de Estudos Estratégicos sobre Segurança de Infraestruturas Críticas. O evento, ocorrido em 31 de julho, reuniu representantes das áreas de defesa, energia, transporte, tecnologia e comunicação para debater estratégias de proteção de ativos essenciais à estabilidade do país.

Cooperação intersetorial contra ameaças complexas

Durante a abertura, o General de Brigada Klauber Rogério Candian, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª Bda Inf Mtz) alertou para o impacto das novas ameaças — como ataques cibernéticos e guerra híbrida — sobre os sistemas vitais à segurança nacional.
 


O Coronel Erland Mota, da 7ª Bda Inf Mtz, apresentou os fundamentos do Sistema Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas, destacando o papel da legislação, a diversidade das ameaças e a importância de ações coordenadas.
 

Defesa cibernética e cidades inteligentes em pauta

O General de Divisão R1 Paulo Sérgio de Carvalho, ex-comandante do Comando de Defesa Cibernética, abordou as vulnerabilidades digitais e os riscos crescentes de ataques a sistemas críticos, ressaltando a urgência de capacitação contínua e a construção de uma cultura de segurança cibernética.

Já em sua participação, o professor Frederico Carvalho (UFRN) introduziu o conceito de Cidades Inteligentes, analisando como a integração de tecnologias nos serviços públicos transforma a gestão das infraestruturas urbanas — ampliando sua eficiência, mas também exigindo novas medidas de proteção.

Comunicação como ferramenta de resiliência

O papel da comunicação institucional em situações críticas foi tema de destaque no evento. Jornalistas e especialistas defenderam estratégias para preservar a imagem das instituições e combater a desinformação em momentos de crise.

Encerrando a jornada, o painel mediado por Juliska Azevedo (FIERN) propôs a criação de um Plano Integrado de Comunicação para o Rio Grande do Norte, visando fortalecer a resposta a emergências e assegurar o fluxo de informações confiáveis à população.

Integração para a defesa da sociedade

Idealizada pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Nordeste, a Jornada reforça o papel do Exército Brasileiro na contribuição com setores estratégicos, promovendo a operacionalidade da Força e a integração com a sociedade.

A iniciativa está alinhada aos esforços institucionais para garantir a continuidade de serviços essenciais e aumentar a resiliência nacional frente a ameaças complexas e emergentes.

Veja também:

EME realiza 1ª Jornada de Estudos Estratégicos


Visita da UNESP ao Centro de Estudos Estratégicos do Exército

Centro de Estudos Estratégicos do Exército realiza intercâmbio no Chile

Centro de Estudos Estratégicos do Exército promove workshop

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: 7ª Brigada de Infantaria Motorizada

Conteúdo Relacionado