Solenidade na Itália reverencia heróis da FEB - Notícias
Solenidade na Itália reverencia heróis da FEB
FEB 80 anos
Montese (Itália) – Uma homenagem aos 40 Tenentes formados pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, foi inaugurada em Montese, na Itália – o local foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na década de 1940.
A ação, integrada às homenagens prestadas pela comitiva do Exército Brasileiro na Europa, foi idealizada pelo Comando do CPOR/SP e pela Sociedade de Amigos do CPOR/SP (SOAMI-CPOR/SP).
Uma placa, réplica da inaugurada no Centro Solar dos Andradas em 1964 pelos 39 sobreviventes do combate, foi eternizada em uma área de museu no Castelo de Montese.
A solenidade teve a presença de autoridades militares e civis, como o prefeito de Montese, Matteo Deluca. O CPOR/SP foi representado pelo Subcomandante, Cel Flávio Marcelo Lima dos Santos; e a SOAMI pelo presidente-executivo, Douglas Ramos.
A placa tem os nomes dos 40 Oficiais oriundos do CPOR/SP, que estiveram na Itália em 1944. A viagem da comitiva do Exército marcou as comemorações pelos 80 anos da FEB.
Os irmãos José Francisco de Barros Piazzon e Maria Bernadete Barros Piazzon, colaboradores da Associação dos Expedicionários Campineiros e filhos de um dos homenageados, se juntaram à comitiva que percorreu cidades por onde as tropas brasileiras avançaram no conflito contra os inimigos. O pai deles, Tenente Piason, da Arma de Infantaria, morreu em 2010 aos 93 anos.
A data da homenagem, 25 de abril, faz referência ao Dia da Libertação da Itália, que celebra a retirada das tropas alemãs do país.
Durante a cerimônia, no Castelo de Montese, José Francisco agradeceu, em nome dos familiares dos combatentes, a honraria. O presidente da SOAMI enalteceu o feito destes heróis brasileiros, junto aos mais de 25 mil militares brasileiros, na Segunda Guerra Mundial.
Fonte: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo